03/01/2016 16h11 - Atualizado em 03/01/2016 16h53

Jales / Prefeito confirma proposta para instalar curso de Direito da FUNEC

Jornal de Jales traz materia de capa na primeira edição do ano novo

Jornal de Jales edição de 3 e janeiro de 2016....

O prefeito Pedro Callado confirmou o interesse do município em trazer para Jales um curso de Direito da FUNEC de Santa Fé do Sul, para atender a necessidade dos estudantes quer precisam viajar para cidades da região, como Fernandópolis, para frequentar o mesmo curso.

A proposta foi apresentada ao prefeito durante reunião com o prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa Garcia e diretores daquela fundação que estiveram em Jales para estudar essa possibilidade. O curso de Direito seria o primeiro, mas outros também poderão ser instalados, se houver interesse do município.

Durante entrevista ao Jornal do Povo, da Rádio Assunção no dia 29 de dezembro, o prefeito rebateu algumas críticas contra a vinda dos cursos da FUNEC, quando disse que o importante é atender as necessidades do município e de cidades vizinhas, também na área dos cursos superiores que não existem na cidade.

O prefeito lembrou que a cidade precisa de mais cursos superiores, pois há muitos estudantes de Jales viajando todos os dias para faculdades da região. Na sua avaliação, é preciso aproveitar as oportunidades, não importa de onde venham esses cursos, desde que sejam de instituições idôneas e respeitadas.

O prefeito disse que essa foi uma das avaliações feitas pelo grupo de estudos que apresentou propostas para cursos superiores. Segundo ele, não está descartada a luta para a instalação de instituições como um polo da Universidade Federal de São Carlos ou do Instituto Federal de Educação, mas outras oportunidades não podem ser descartadas e a da FUNEC, sem dúvida é uma delas.

Além da FUNEC, outras instituições como a UNIP também demonstraram interesse em trazer cursos que não existem em Jales e essas propostas tem que ser muito bem recebida pela comunidade para que Jales se fortaleça também nessa área, como afirmou o prefeito.

Por: Deonel Rosa Junior ( coluna Fique Sabendo – 2/1/2016)

Mais Cursos – Lutando para instalar em Jales campus da Universidade Federal de São Carlos ou do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, parceria politica que vem desenvolvendo o PT local, o prefeito Pedro Manoel Callado Moraes (PSDB) pode chegar onde quer mais depressa do que espera, mas por vias travessas. Antes do Natal, ele recebeu em seu gabinete, para uma reunião de trabalho, o prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa Garcia (PSDB), e o presidente da Fundação de Educação e Cultura (FUNEC), Ademir Maschio. A proposta foi tentadora – a FUNEC deseja instalar uma extensão em Jales, inicialmente com o curso de Direito, mas podendo ampliar a oferta com outros cursos. A reunião foi sigilosa, mas como tudo que acontece no Paço Municipal, vazou imediatamente.

Portas Abertas - Como a FUNEC, desde que foi instalada, se reporta ao Conselho Estadual de Educação, onde o trâmite de pedidos de instalação de cursos é menos burocrático do que no Conselho Federal de Educação, teoricamente as tratativas seriam mais rápidas. Em Santa Fé do Sul, o que se diz é que tudo vai depender da vontade política de Jales.

Flash Back – Na verdade, instalação de extensões de instituições de ensino superior em outras cidades não é exatamente novidade. No final dos anos 70, quando bombava de alunos, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, então sob o comando do peitudo professor Oswaldo Soler, chegou a instalar uma extensão em Tanabi, de onde vinham diariamente dezenas de alunos para Jales.

(DRJ)