12/02/2016 11h08 - Atualizado em 12/02/2016 11h08

Jales / Presidente do Conselho Estadual de Educação conhece local onde FUNEC pretende se instalar

Carbonari teria aprovado as instalações para o Curso de Direito da FUNEC, mas autorização dependerá de analise dos conselheiros estaduais

Depois de visitarem oficialmente a Fundação Municipal de Educação e Cultura – FUNEC, de Santa Fé do Sul-SP, nos dias 3 e 4 de fevereiro o presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP) Dr. Francisco José Carbonari e o assessor Dr. Arthur José Pavan Torres, foram recepcionados pelo coordenador da Universidade Aberta do Brasil em Jales, Nilton Aparecido Marques de Oliveira, eles foram conhecer as instalações da UAB que foi colocada à disposição da FUNEC para instalação de um Polo do Curso de Direito. Também acompanhou os representantes do CEE, o presidente da Funec Ademir Maschio, a Diretora Pedagógica professora doutora Sâmira Ambar Lins e o diretor administrativo Aderval Morret.

Após conhecerem a sede da UAB, localizada na COHAB JACB em Jales, Dr. Carbonari teria elogiado as instalações e que ainda terá a necessidade de receber algumas adequações para a possível implantação do Polo.

A iniciativa da FUNEC em implantar o Polo em Jales é um assunto novo a ser discutido dentro do CEE e o presidente que já recebeu cópia do projeto proposto pela FUNEC em acordo com a Prefeitura de Jales será analisada pelos demais conselheiros estaduais. Não há ainda uma data marcada para a manifestação do Conselho sobre a proposta da FUUNEC, mas impressões deixadas foram as melhores possíveis.

A proposta da FUNEC para Jales começaria com o curso de Direito e a novidade foi apresentada ao Prefeito Callado e ao mesmo tempo, foi solicitada a colaboração da Prefeitura de Jales, que ficaria responsável por ceder um local para funcionamento do curso.

A FUNEC calcula que, de início, o curso de Direito em Jales poderá ter entre 100 e 120 alunos. O objetivo da Fundação é atrair os alunos de Jales e das cidades próximas, que, em função da distância, tem preferido fazer Direito em Fernandópolis. A carta de anuência de Jales, assinada pelo prefeito Pedro Callado já foi anexada a proposta que está sendo analisada pelo Conselho Estadual de Educação.

Em Santa Fé do Sul Carbonari falou sobre a importância de conhecer a realidade das instituições de ensino. “Entendo que é necessário conhecer a instituição in loco, conversar com as pessoas que são responsáveis por ela e entender um pouco como é o funcionamento, quais são as dificuldades, quais são os desafios que devem ser enfrentados e quais são os projetos que se apresentam. Santa Fé do Sul sempre me despertou uma curiosidade porque é uma cidade que tem cerca de 30 mil habitantes e tem uma instituição com aproximadamente 3.500 alunos, o que não é uma coisa muito normal, muito comum. Descobri aqui que ela atende a população, a região e alunos de outros Estados”.

No dia 4, o presente do Conselho visitou os três Campi, os laboratórios, as clínicas, as bibliotecas e as salas de aulas. Ele afirmou que ficou impressionado com a Funec, com sua estrutura e sua organização, mas o que mais o impressionou foram as pessoas. “Tive reunião com todos os coordenadores dos cursos e o que me impressiona bastante é o compromisso que os profissionais têm com a Instituição, o carinho e o amor, a vontade que eles têm que a Instituição vá bem e dê certo. Isso é condição essencial para se ter um ensino de qualidade.”