18/02/2015 08h43 - Atualizado em 18/02/2015 08h52

Jales / Vereadores cassam mandato da Prefeita Nice Mistilides (PTB) que promete recorrer

Vice Prefeito Pedro Calado (PSDB) assume a prefeitura da cidade

(por Valdir Jose Cardoso)

Como já era mais do que esperado, a prefeita Nice Mistilides foi cassada, ontem (17), pela Câmara, após sessão que durou cerca de 24 horas. O placar também não surpreendeu ninguém: 9 votos a favor da cassação e uma abstenção, do vereador Sérgio Nishimoto.

Advogados presentes à sessão, inclusive Aparecido Carlos Santana, que assessorou a Comissão Processante. Nenhum deles descartou totalmente a possibilidade de a prefeita conseguir uma liminar para voltar ao cargo. Osmar Honorato Alves, o advogado de Nice, disse que vai pedir a anulação da sessão.

O próprio Pedro Callado, ao tomar posse, citou um velho quadro do programa Sílvio Santos, chamado “Rainha Por Um Dia”, para explicar que ele não sabe se ficará prefeito por um dia, uma semana, um mês, ou pelo resto do mandato. Ele tem razão: o capítulo desta terça-feira não será, seguramente, o último.

De qualquer forma, ao contrário de Nice – que sempre preferiu o confronto, inclusive com aliados, Callado fez um discurso conciliatório, prometendo governar com todos os partidos e garantindo que, em seu governo, o limite será a lei.

O certo é que os dias de sossego de Callado acabaram: ele terá que lidar com aliados ávidos por cargos e com servidores que depositaram nele a esperança de ter suas portarias de volta. Sua prova de fogo será a reposição salarial dos servidores.

Depois de quase 20 horas de leitura do processo, o advogado iniciou sua defesa oral por volta das 8:20 horas desta terça-feira.  Depois de quase 20 horas de leitura do processo, o advogado iniciou sua defesa oral por volta das 8:20 horas desta terça-feira, com um público ainda reduzido nas dependências da Câmara. Antes dele, discursaram os vereadores André Macetão, Gilbertão Moraes, Luis Rosalino e Sérgio Nishimoto.

Uma hora e meia depois, quando o advogado Honorato se preparava para encerrar sua explanação, a Câmara já estava quase lotada. Uma hora e meia depois, quando o advogado Honorato se preparava para encerrar sua explanação, a Câmara já estava quase lotada. Ele fez o que foi possível para livrar o pescoço da prefeita, mas, mesmo que falasse durante três dias, não conseguiria mudar a opinião dos vereadores, que já estava formada. 

Assim que a cassação de Nice foi aprovada pelos vereadores, o vice-prefeito Pedro Callado foi chamado à Câmara para tomar posse. Ele chegou meia hora depois e ficou aguardando na sala do diretor da Câmara, Marcos Zampieri. Enquanto aguardava ser chamado ao plenário, o tucano fez questão de tirar foto com a vereadora petista Pérola Cardoso, para mostrar que pretende governar com todos os partidos, inclusive o PT. Callado ressaltou a importância do ex-vereador Luiz Henrique Macetão para a vitória de Nice nas eleições de 2012.

Macetão colocou Callado em contato – via celular – com a prefeita de Fernandópolis, Ana Bim, que foi uma das primeiras a cumprimentar o novo prefeito e desejar-lhe boa sorte.

Depois de empossado, Callado deu entrevista aos jornais e emissoras de rádio locais. Ele esquivou-se de falar sobre assuntos como “secretariado” e “reposição salarial”. Callado disse que só falaria sobre esses assuntos depois de tomar pleno conhecimento da situação.