24/11/2019 07h56 - Atualizado em 24/11/2019 08h01

Luis Cesar Rodrigues diz que turista não pode ser explorado, mas bem recebido

Após lamentável perda do Aquishow que vai para Rio Preto em 2020, o Médico e ex Governador do Rotary pede que a cidade reflita o turismo sem política.
O santa-fé-sulense, Luis Cesar Rodrigues, rotariano, e ex-governo do Distrito 4480 (2108/2019) enviou uma reflexão a redação do site informamais diante da repercussão da lamentável decisão dos organizadores do Aquishow Brasil que em 2020 será levado apos 16 anos para ser realizado em São José do Rio Preto.
 
Os Organizadores (PEIXE SP), alegaram que a cidade "não comporta" mais a areliazação por falta de condições de acomodação, dificuldades de deslocamentos, taxi, etinerário de onibus, e poucas opções de voôs para a região, sem essa estrutura o Aquishow Brasil 2020 em Santa Fé do Sul, "correria o rísco de acabar", mencionaram Emerson Estes e Marilsa Fernandes, que tem a posse e patente da Marca "Aquishow Brasil".
 
O médico Luis Cesar Rodrigues chama a atenção da cidade que precisa se adequar em vários setores, para atrair os turistas e o mais importante, tratá-los bem em todos os sentidos para que sempre retornem para visitar e gerar renda para nossa cidade. "Só belezas naturais não são suficientes!"
 
Em 2018 foi sediado em Santa Fé do Sul o 1° Seminário da Juventude e a Conferência da família Rotária da Inspiração, e o então Governador do Rotary, também percebeu a necessidade de se repensar, sem fazer politicagem, a postura turística dos empresários, prestadores de serviços e comerciantes.

Texto de Luis Cesar Rodrigues para o site Informamais
Gostei muito da reflexão feita pelo site informamais sobre a história do Aquishow em Santa Fé e da discussão do porquê da perca e da possibilidade da volta, mas o debate vai bem além das questões políticas.
 
Infelizmente o debate tem que ser o quanto a cidade está preparada ou deseja ser realmente uma Estância Turística e que desenvolva o desejo das pessoas de virem aqui.
 
Para ter turismo permanente devemos sempre lembrar que deve ser bom para todos, inclusive para o turista que não pode se sentir explorado, mais sim bem recebido.
 
Já perdemos o Bloco Farra, a FICCAP de proporções maiores onde a agricultura era debatida e exposta, quase perdemos a Festa do Peixe e agora o Aquishow.
 
Realizei a Conferência Distrital do Rotary, depois de anos em Rio Preto e Barra Bonita e sei das dificuldades de se fazer um evento em Santa Fé do Sul. Neste evento recebemos mais de 1.000 pessoas, sendo representado quase 15 países e mesmo após promover uma "reunião" na Prefeitura onde foi solicitado o apoio do comércio, e um apelo a não exploração das pessoas que aqui viriam, vários empresários da área da hotelaria aumentavam os valores das diárias quando os meus companheiros diziam que vinham para o evento do Rotary. Nunca vi isto. Em todas as cidades os valores se reduziam, recebemos propostas de apoio financeiro dos hotéis de outras cidades para sediar o evento, mas aqui o caminho é o inverso.
 
A cidade precisa rediscutir seriamente como fazer com que o turismo possa gerar recursos para a região, porque só beleza da natureza não é suficiente para atrair turista e preciso mantê-los fiéis a nossa região.