27/07/2014 11h51 - Atualizado em 27/07/2014 11h52

Missão Humanitária retorna de colônia indígena

Padre Eduardo coordenou cem universtários em Dourados MS

Regressaram na noite do último sábado (19), os integrantes da Missão Univida, que estiveram prestando atendimento em várias áreas em uma aldeia de aproximadamente 14 mil índios guaranis e terenos, que fazem parte da Reserva Indígena de Dourados/MS.

O projeto faz parte de uma sequência de trabalhos da ONG UNIVIDA, que se iniciou com a Missão Odontológica Santa Apolônia – MOSA, em parceria com o curso de Odontologia da FUNEC, em 2012, seguida pela Missão Ekó realizada no ano passado, e neste ano, através dos alunos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social da Funec, assim como novos integrantes oriundos da UNESP de Ilha Solteira e USP de São Paulo, que prestaram atendimento em diversos segmentos da área de saúde além do desenvolvimento de vários projetos que foram elaborados nos últimos meses, que visam a melhoria da qualidade de vida da comunidade indígena, sobre diversos temas relacionados à área, ensino de cultivos, atividades sociais de combate à criminalidade entre outras e ainda, para encerrar com chave de ouro esse trabalho, realizaram uma grandiosa festa julina.

O atendimento aos índios foi autorizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), e foi realizado por aproximadamente 110 alunos dos cursos participantes, além de professores, funcionários e coordenadores da instituição.

 A diretora pedagógica da Funec, Profª Dra. Sâmira Âmbar Lins, salientou a grandeza da realização deste tipo de trabalho, como sendo um evento que só vem a enaltecer ainda mais o papel de fraternidade e cidadania, além da oportunidade dos alunos aplicarem os conteúdos adquiridos, que é um dos focos da instituição.

            Segundo o padre Eduardo Alves de Lima, idealizador deste projeto que vem tomando proporções e repercussão a nível nacional, a missão em parceria com a Funec, vem crescendo a cada ano. “Agradeço a todos pelo apoio, pelos esforços, doações materiais e pessoais que foram destinadas à missão, o que reflete o sucesso alcançado por mais um ano”.

O presidente da FUNEC, Sr. Ademir Maschio apóia incondicionalmente a realização desta missão, e reconhece ser de suma importância o auxílio no financiamento de projetos deste porte voltados à melhoria da saúde e qualidade de vida, fortalecendo a integração de nossos alunos à cidadania.