16/01/2020 10h52 - Atualizado em 16/01/2020 10h54

Mudança do Aquishow para Rio Preto, Secretário Seif Junior diz: "lá tem aeroporto"

O Secretário Nacional da Pesca do Brasil esteve em 2019 em Santa Fé no Aquishow.

O Secretário Nacional da Pesca e Aquicultura Jorge Seif Junior recebeu oficialmente o convite para participar do Aquishow Brasil/Fenaqua São José do Rio Preto de 26 a 28 de maio de 2020.

O convite foi feito nesta quinta-feira (15), em Brasília pelos responsáveis da organização do Evento, Emerson Esteves e Marilsa Fernandes durante a edição do Programa Aquishow na Rede, na página do Facebook.

Seif Junior confirmou que sua secretaria estará presente e que irá tentar levar a Ministra do MAPA, Tereza Cristina e o Presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Seifl já esteve em 2019 na edição do Aquishow Brasil em Santa Fé, e já esteve na cidade em outras ocasiões, onde fez rasgados elogios aos empresários da região que é a capital estadual da produção de Tilapia.

Ao falar, e pouco da mudança da sede do Aquishow para Rio Preto, o Secretário de Pesca fez alusão à nova sede por apenas ter aeroporto, facilitará a chegada dos participanbtes e não fez menção de potencial aquícola, o que Santa Fé do Sul tem de sobra, mas perdeu a sede por não oferecer logística de acomodação, deslocamentos dos participantes, segundo os diretores da Peixe SP.

Mais uma vez Jorge Seif Junior destacou a importância do Aquishow que existe a 11 anos, para todos os produtores, fabricantes e empresários ligados a atividade da pesca, especialmente na produção de Tilapia.

Quanto a relação da Secretaria  e do Governo Fedeeral com a atividade de Pesca no Brasil, Seif Junior mencionou o comprometimento da equipe da sua secretaria no crescimento do setor no Brasil. Seif disse que dia-a-dia busca o contato com os produtores brasileiros para implantação das políticas públicas que o setor demanda e por isso realiza visitas no campo para conhecer a verdadeira realidade dos membros de toda a cadeia produtiva do pescado.

Em relação ao desenvolvimento do setor, o Secretário Nacional fez um balanço do último ano e também a perspectiva para 2020.

Para atual gestor da Secretaria da Pesca há muita coisa que precisa ser consertada, e segundo ele até 2018 quando ainda existia o Ministério da Pesca, poucos efeitos surgiram para o setor, e o órgão serviu mais aos interesses políticos partidários e aparelhamento, do que ao desenvolvimento da atividade. “Foi um período de frutos catastróficos”.

“Neste período que estamos na pasta fizemos diagnóstico do setor a partir de conversas e pesquisas junto aos membros de toda a cadeia produtiva e temos um resultado de tudo que precisamos fazer, evoluímos bastante e hoje temos uma maior proximidade possível com os produtores”, disse Seif Junior.

Seif Junior ainda anunciou a realização no dia 29 de junho em Brasília, dia do Pescador, de um evento voltado para a Tilapia, que será “o maior evento de Tilapia do Mundo”, e que vai contar com o apoio do governador Ratinho Junior do Estado do Paraná, o maior produtor da espécie do Brasil.

Durante o programa ele respondeu a várias perguntas dos produtores que assistiam a entrevista.