17/06/2021 10h18 - Atualizado em 17/06/2021 10h18

Municípios decretam medidas mais restritivas; tem até "lockdown noturno" em Rio Preto

Olimpia e Barretos também ampliam restrições.

Municípios da região noroeste de São Paulo anunciam novas medidas restritivas para conter o avanço dos casos positivos e óbitos por Covid 19 e minimizar o colapso do sistema de saúde. Taxa de ocupação de leitos ultrapassa 80% e alguns municípios já ultrapassaram seus limites de ocupação dos leitos de UTI e Enfermarias.

Rio Preto

As novas medidas restritivas decretadas pela Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) para tentar combater o avanço dos casos da Covid-19 começam às 18h desta quinta-feira (17).

De acordo com informações as divulgadas pela gerente da Vigilância Sanitária de Rio Preto, Miriam Wowk, o chamado “lockdown noturno” termina no dia 1º de julho. Confira abaixo as principais mudanças:

O comércio em geral e shoppings poderão funcionar entre 6h e 18h;

Bares e restaurantes poderão atender presencialmente das 6h às 18h. Somente delivery pode ser realizado depois das 18h;

As atividades essenciais, como o ramo de alimentos, podem funcionar das 6h às 18h;

Os ônibus urbanos circularão entre 5h e 20h;

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas das 18h às 6h. A proibição se estende durante 24 horas aos sábados e domingos;

As fiscalizações realizadas pela Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Vara da Infância serão intensificadas;

Pessoas e empresas que desrespeitarem as regras poderão ser multadas no valor mínimo de R$ 6.296,00.

 

Olímpia

A Prefeitura de Olímpia (SP) decretou nesta quarta-feira (16) a adoção de medidas mais restritivas. As novas regras entram em vigor nesta quinta-feira (17) e valem até o dia 30 de junho.

De acordo com a prefeitura, está suspenso o atendimento presencial em setores considerados não essenciais, sendo autorizado apenas o "delivery" e "drive-thru".

Bares podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após este horário fica proibido receber clientes. Já a abertura de restaurantes e similares está autorizada até 21h, com atendimento presencial ou "delivery".

Hotéis terão a capacidade reduzida para 40%, já os parques podem funcionar com 30% do público.

Também ficam suspensas atividades ambulantes, esportes, coletivos, eventos, festas, convenções e atividades culturais, além da proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos.

Segundo a prefeitura, o descumprimento das normas prevê penalidades aos responsáveis. O decreto está disponível no site da prefeitura.

Barretos

A Prefeitura de Barretos (SP) anunciou, nesta quarta-feira (16), o endurecimento das medidas restritivas contra a Covid-19. A partir da 0h de sábado (19), somente serviços considerados essenciais têm permissão para funcionar e supermercados, bares e restaurantes devem operar somente via delivery.

As medidas são válidas até 0h do dia 28 de junho e foram anunciadas pela prefeita Paula Lemos (DEM) em coletiva de imprensa. De acordo com Lemos, postos de saúde e indústrias farmacêuticas e alimentícias seguem com a operação normal.

Para evitar aglomerações e filas, os supermercados do município terão o horário de funcionamento estendido até sexta-feira (18), podendo atender clientes até 23h. A prefeita ressaltou, porém, que não há necessidade de estocar alimentos. (com G1/Rio Preto)