09/11/2021 14h44 - Atualizado em 09/11/2021 14h44

Murilo Basi propõe Lei que proíbe a implantação da "Linguagem Neutra" na educação do Município

Para o Vereador "é inadmissível que a língua portuguesa seja instrumentalizada para fins de subversões ideológicas."

De acordo com nota enviada pelo Vereador Murilo Basi (PSL), foi protocolado na secretaria da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul um projeto de lei que dispõe sobre a garantia aos estudantes do município de Santa Fé do Sul ao “direito ao aprendizado da Língua Portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino”.

No projeto, Murilo Basi está propondo “a proibição da denominada linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos, acarretando sanções administrativas às instituições de ensino público e privado e aos profissionais de educação que concorrerem em ministrar conteúdos adversos aos estudantes, prejudicando direta ou indiretamente seu aprendizado à Língua Portuguesa culta.

De acordo com o parlamentar do PSL, “é inadmissível que a língua portuguesa seja instrumentalizada para fins de subversões ideológicas. O meu Projeto visa reforçar nos instrumentos legais da municipalidade a garantia dos estudantes ao aprendizado da língua portuguesa na sua forma culta. A linguagem neutra é uma pauta ideológica de alguns grupos políticos, e não vejo previsão constitucional para que isso seja admitido em sala de aula. Esse tipo de orientação pedagógica acaba por prejudicar as nossas crianças e estudantes”.

Ainda no projeto, Murilo Basi propõe que as secretarias responsáveis pelo ensino básico e superior do município deverão empreender todos os meios necessários para valorização da Língua Portuguesa culta.

O que é Linguagem neutra

A língua neutra é utilizada para evitar generalizações no masculino e incluir quem não se sente confortável em se associar a gêneros para além do feminino e do masculino.