29/04/2020 19h50 - Atualizado em 29/04/2020 19h50

Nove casos são confirmados com Covid 19 em Santa Fé do Sul

Não há óbito registrado no município e fake news do Boletim Epidemiólogico desta quarta-feira (29) será investigado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul atualizou no final desta tarde de quarta-feira (29), as 17h40m o boletim epidemiológico de para Covid 19.

Os novos números levam em conta os resultados de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz e de pacientes que realizaram exames em Laboratórios Particular.

A secretaria informa que os resultados dos exames feitos em laboratório particular somente são divulgados após a comunicação oficial ao município.

De acordo com a atualização oficial feita as 17h40m pela SS de Santa Fé do Sul:

51 casos notificados

Estão confirmados 9 casos positivos, sendo que 7 pacientes estão em isolamento e 02 estão curados.

A secretaria informou também que 32 exames deram resultados negativos para COVID 19.

Três exames foram descartados pelo Adolfo Lutz e 7 casos estão em investigação em isolamento domiciliar.

Nenhum óbito.

O sepultamento de uma mulher realizado hoje (29) em Santa Fé do Sul, apesar de estar sendo investigado com a suspeita de coronavírus, trata-se de uma paciente que estava em uma clínica de recuperação médica desde novembro de 2019, ou seja há cerca de seis meses ela não estava na residindo na cidade, e sim em recuperação na cidade de Rio Preto, após uma cirurgia. O sepultamento ocorreu obedecendo o protocolo durante a pandemia, e foi coletada amostra para averiguar se há relação de sua morte com o coronavírus. O sepultamento aconteceu com caixão lacrado.

A Secretaria Municipal reiterou que continua sendo realizado o treinamento de comerciantes e comerciários na Escola Marina de Oliveira e os interessados devem procurar a secretaria para participar dos treinamentos. O treinamento oferece técnicas para controle e prevenção do Covid 19, onde o essencial é trabalhar evitando aglomeração e adotando as medidas sanitárias de prevenção, como uso de máscara e álcool gel.

Fakenews

A assessoria jurídica da Prefeitura de Santa Fé do Sul já está tomando as medidas para investigar a divulgação de divulgação de informação falsa sobre os casos de covid 19, que está circulando em grupo de whatsapp onde aponta numéros de casos positivos errados. A informação foi montada sobre a arte oficial da prefeitura e informa que são 12 casos positivos, um 01 obito além de adulterar a quantidade notificados para 59. 

Os prints das postagem deverão ser encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil, para investigação.

Responsáveis criminais pela divulgação e compartilhamento das “fake news”.

Sem prejuízo de responsabilidades civis, administrativas, podem ser responsabilizados criminalmente tanto quem divulga como quem compartilha a notícia falsa sem checar a fonte.

A desinformação gerada pela “fake news” pode gerar efeitos nefastos, desde causar pânico social, desgastes políticos, linchamentos, difamações, calúnias, injúrias e culminar até em guerras entre nações.

 Art. 339, do Código Penal Brasileiro

Para aquele que através de disseminação de ‘fake news’ der causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente poderá incorrer no crime de denunciação caluniosa, previsto no art. 339, do CPB, cuja pena é de reclusão, de dois a oito anos, e multa.

Três Fronteiras

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde de hoje (29) dois resultados de exames que deram positivo para covid 19. São duas mulheres de 33 anos e também não há registro de óbito na cidade, em decorrência do coronavírus. O município mantem medidas de prevenção e orienta a população para utilizar máscaras em caso de deslocamentos, lavar sempre as mãos e utilizar alcool gel, evitando aglomerações.