19/02/2020 07h59 - Atualizado em 19/02/2020 07h59

Novo Superintendente do SAAE inicia gestão projetando melhores condições de trabalho e modernidade

Milton Carvalho elenca prioridades e diz que melhores condições de trabalho a prestação de serviços avançará.

Dez dias após assumir a Superintendência do SAAE-Ambiental de Santa Fé do Sul, Milton Carvalho disse ao site Informamais que não fez mudanças na equipe administrativa da autarquia de água, esgoto e meio ambiente, segundo ele, “a administração funciona como dever funcionar com funcionários comprometidos no bom andamento do SAAE, sempre buscando a boa prestação de serviços e a satisfação do usuário do sistema de água e esgotos, e também do aterro sanitário”., disse em entrevista.

Na linha definida desde sua posse, onde não pretende ouvir comparações de sua gestão com a do seu antecessor, Armando Rossafa, o novo responsável do SAAE está focado em melhorar inicialmente as condições de trabalho dos funcionários, principalmente da equipe de manutenção do sistema, com aquisição de veículos para melhorar o transporte durante a manutenção, equipamentos de uso interno (administração), para o setor de obras, laboratórios e instalações físicas das sede do SAAE localizado na Rua 27, no Bairro Bela Vista. “Esses investimentos são necessários e com certeza os funcionários do SAAE terá melhores condições de atender a população”, justificou Milton Carvalho.

Mas as necessidades de maiores investimentos, como a construção da nova lagoa de tratamento, iniciada por Armando Rossafa segue dentro do cronograma, e aguarda assinatura de convênio de cerca de R$5 milhões com o governo de São Paulo para sua conclusão. Já foram feitos investimentos de aproximadamente R$600 mil na implantação do novo emissário de esgotos que ligar a atual (córrego do Jacu Queimado) até a nova Lagoa de Tratamento. “É uma obra que demanda maior tempo para sua conclusão, mas por ser obra de extrema necessidade, estamos focados na conclusão do projeto”, reiterou o novo superintende.

Milton Carvalho deve receber nos próximos dias representantes de empresa que farão uma ação experimental na Lagoa de Tratamento (Jacu Queimado) que poderá por fim ao mau cheiro provocado. Serão instalados “canhões” que lançarão produtos químicos que em tese impedirão a evacuação do odor que até hoje ainda incomoda os moradores de Santa Fé do Sul e visitantes. “O sistema deverá ser instalado de forma experimental por 15 dias, se for eficaz, o SAAE pretende contratar os equipamentos”, disse Milton Carvalho.

Um estudo para implantar sistema de captação de energia solar – fotovoltaica deverá ser apresentado nos próximos meses, e diante da uma viabilidade econômica de investimentos, Milton Carvalho espera implantar placas na sede do SAAE, na Rua 27 e também na sede da ETA – Represa de Abastecimento, que poderá gerar energia mais barata para o SAAE que atualmente gasta cerca de R$106 mil com energia elétrica. “Os estudos serão feitos para analise de toda administração do SAAE e da Prefeitura”, projetou o superintendente do SAAE que também possui em sua missão o desenvolvimento ambiental.

O Superintendente também aguarda melhores estudos de viabilidade sobre a implantação de captação de água através de Poço Profundo, que será mais um sistema que garantirá o melhor abastecimento da população, como adiantou recentemente o Prefeito Ademir Maschio.

“Estamos trabalhando em conjunto com o Prefeito Ademir Maschio, na busca da excelência no atendimento, no que tange ao serviço de saneamento municipal, como sempre foi aqui no SAAE”, disse Milton.

Ao encerrar a entrevista, Milton Carvalho voltou a frisar que na gestão do senhor Armando o SAAE fez importantes investimento como a implantação do novo aterro sanitário que custou cerca de R$1,5 milhão, troca de todo sistema de filtros (carvão) que custou aproximadamente R$900 mil, e não era trocada há mais de 20 anos, aquisição de terreno para nova lagoa de tratamento, a construção de um novo emissário de esgotos para a nova lagoa que será construída, e determinou a execução do projeto que aguarda liberação de R$5 milhões para a execução.