18/07/2020 09h40 - Atualizado em 18/07/2020 09h40

PM Ambiental faz flagrante de porte de arma e ato ilegal de caça em Populina

Operação "Florestas mais Seguras"

Em decorrência da Operação “Florestas Mais Seguras”, a Polícia Militar Ambiental registrou ocorrência de porte ilegal de arma de fogo e ato de caça em Populina, na sexta-feira (17) as 08h10.

Segundo o Boletim de Ocorrência da PMA foi realizado policiamento ambiental em uma propriedade localizada no bairro Córrego Água Limpa, no município de Populina-SP.

No local  os policiais entraram em contato com um dos funcionários da propriedade que foi questionado sobre a pratica de caça, e negou que praticava caça, e em seguida  autorizou a entrada dos PMA  para realizar a vistoria.

Foi encontrado no local 02 filhotes de animais da fauna silvestre (Jabuti-piranga) na área externa do imóvel. Ao ser questionado sobre a autorização para manter os animais, alegou não possuir e posteriormente foi localizado no interior de um freezer 04 (quatro) pacotes de carne de animal silvestre, popularmente conhecido como “Capivara”. Diante das constatações o envolvido informou que capturou a capivara com a ajuda de seu vizinho, utilizando uma armadilha (jaula).

Em seguida, a equipe policial deslocou-se até a residência vizinha, onde fez contato com o morador, que de início negou a pratica de caça, bem como posse de carne de animal silvestre, sendo autorizado a vistoria no interior do domicilio. Após uma busca minuciosa foi encontrado pelos policiais uma espingarda, calibre .32, carregada com um cartucho intacto, e no freezer da cozinha um recipiente contendo 5,5kg de carne de “Capivara”.

Diante dos fatos os infratores acabaram por confessar os crimes, informando onde estavam as jaulas utilizadas para caça, sendo dada voz de prisão em flagrante e encaminhados para as providências de polícia judiciária.

Foram lavrados Autos de Infração Ambiental pelas respectivas irregularidades constatadas, “`Por manter animal da fauna silvestre em cativeiro”, “Por ter em deposito carne de animal da fauna silvestre” e “Por praticar ato de caça”.