21/03/2020 06h04 - Atualizado em 21/03/2020 07h09

Paciente com pneumonia e insuficiência respiratória grave morre na Santa Casa de Santa Fé do Sul

Secretaria da Saúde enviou material para realização de exames para investigar suspeita de H1N1 e Covid 19. Resultado vai demorar cerca de uma semana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul ainda aguarda resultados de exames que foram feitos nesta sexta-feira (20), em uma paciente de 74 anos, que foi atendida pelas equipes de emergência da UPA de Santa Fé do Sul com quadro de pneumonia, evoluindo para quadro de insuficiência respiratória graves.

Diante dessa situação a paciente foi transferida da UPA para a Santa Casa da cidade onde permaneceu entubada na UTI e conforme determina o protocolo COVID 19 do Ministério da Saúde, pacientes com comorbidades que derem entrada no sistema de saúde, devem realizar os exames para investigar incidência ou não de coronavírus, o que foi feito com a paciente. Também foi realizada coleta de material para investigar possível acometimento de H1n1.

No meio da noite desta sexta-feira (20) a Secretaria confirmou a morte da paciente.

Em nota enviada por volta das 23h00m, a Secretaria informou que aguarda os resultados exames para confirmação ou descarte do coronavírus ou H1N1 e que em razão do alto volume de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, os resultados devem demorar.

A redação do site informamais recebeu algumas mensagens de pessoas ligadas a família da paciente que afirmam que não se pode fazer confirmar que a morte foi causada pelo coronavírus, e que a divulgação dessa suspeita deixou todos indignados. “Não há nenhum laudo necroscópico emitido por autoridade médica ou de outros órgãos oficiais da saúde, para fazer tal afirmação”, diz uma das mensagens.

Velório

Não tivemos a confirmação do horário do sepultamento e de acordo com Decreto publicado ontem pela Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, os enterros e velórios deverão restringir a 10 o número máximo de pessoas simultaneamente, sendo que os velórios serão limitados em cinco horas de duração, vedado a aglomeração de pessoas no entorno das dependências do velório.

Também fica proibido o fornecimento e consumo de alimentos dentro do velório municipal, podendo ser oferecido pela empresa funerária somente o café, chá e os copos descartáveis, e observadas as recomendações de higienização do Ministério da Saúde.

- O Horário de funcionamento dos velórios no município serão das 6h00 até as 18h00.  Caso não haja o sepultamento até as 18h00, os velórios deverão ser fechados e reabertos somente no dia seguinte. Fica vedada a realização de velórios em residências.

Teste para coronavírus em hospitais públicos de SP demora uma semana, dizem especialistas

Em notícia veiculada pelo Jornal o Globo no dia 19 bde março, Médicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Hospital das Clínicas buscam agilizar os exames para acelerar os diagnósticos.

Apesar de os hospitais afirmarem que o resultado do exame tem levado uma semana para ficar pronto, a Secretaria de Saúde do estado diz que a média é de 72 horas. Em nota, afirmou que o tempo pode variar em "função de fatores como qualidade da amostra".

Nos exames de casos suspeitos na região noroeste paulista o material é enviado para São José do Rio Preto que encaminha ao Instituto Adolfo Lutz, e poder demorar mais de uma semana. 

Os especialistas também revelaram, segundo a matéria do “O Globo” que, os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos, costumam ser ocupados, em grande maioria, por pacientes com pneumonia, mesmo sem epidemia por coronavírus.

- A pneumonia é uma das principais causas de internação no Brasil, excluindo causas obstétricas. Independentemente de coronavírus, ela acontece, nunca deixou de aparecer. Se transferir qualquer caso de pneumonia para o HC e para o Emílio Ribas, em uma semana a gente enche as UTIs e em uma semana não temos mais condições de receber novos pacientes – alertam especialistas, na materia do Jornal O Globo.