17/04/2020 14h53 - Atualizado em 17/04/2020 15h42

Paciente de Rubinéia que estava na UTI da Santa Casa de Santa Fé do Sul morreu nesta sexta-feira

Mulher de 65 anos era fumante e deu entrada na UPA com crise respiratória, dores no peito e no estômago, aguarda o resultado do Adolfo Lutz para covid

Uma mulher de 65 anos de idade que estava internada na UTI – Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Santa Fé do Sul, veio a óbito no início da manhã desta sexta-feira (17). Segundo as equipes que atenderam a paciente, provavelmente será descartado a relação com a infecção do novo coronavírus, mas amostras foram colhidas para exames.

Veja o boletim epidemiológico de Rubineia de 16/4

M.M.S de 65 anos era residente na cidade de Rubinéia e estava internada deste o dia 15 de abril. A paciente estava entre os dois casos suspeitos do município de Rubineia que vieram a óbito e ainda aguarda resultado dos exames do Adolfo Lutz

 

Ela deu entrada na UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – de Santa Fé do Sul com queixas de dor no peito, desconforto respiratório, dor epigástrica (estômago), náuseas e sudorese.

A equipe médica de atendimento atendeu a paciente na sala de emergência da UPA, sendo necessário a intubação orotraqueal (ventilação mecânica).

O site informamais apurou ainda que, segundo relato do esposo, a paciente já possuía quadro de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Ela apresentava síndrome respiratória, provavelmente ser fumante por longa data.

Após os procedimentos protocolares de atendimento da UPA, com a intubação da paciente, ela foi conduzida às 16h00m para a Santa Casa onde permaneceu na UTI, mas o quadro evoluiu para óbito nesta sexta-feira (17).

Exame para coronavírus foifeito e aguarda resultado do "Instituto Adolfo Lutz"

Por apresentar sintomas semelhantes ao COVID 19, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, abriu-se o processo de investigação da paciente, onde foram colhidas amostras para realização de exames junto ao Instituto Adolfo Lutz, e a Santa Casa segue aguardando o resultado do IAL.

Não há informações do velório. Mas de acordo com a resolução da Secretaria Estadual da Saúde, o corpo foi "envelopado" e a urna lacrada.