10/11/2019 09h00 - Atualizado em 10/11/2019 09h00

Palmeira d'Oeste / Ônibus comprado por R$103 mil em agosto apresenta más condições

Alunos denunciaram situação do veículo que ficou com corredor alagado durante viagem debaixo de chuva
Os alunos de Palmeira d'Oeste que estudam em Faculdades da região registraram em fotos as más condições de um ônibus recém comprado pela Prefeitura Municipal, pelo valor de R$103 mil.
 
As fotos enviados à redação do site informamais registraram o corredor do ônibus alagado, durante uma viagem debaixo de chuva no itinerário entre Palmeira d'Oeste e Fernandópolis e uma janela danificada.
 
Até o destino final da viagem alguns alunos não puderam apoiar os pés no piso do ônibus
 
No dia 6 de setembro a página do facebook da Prefeitura de Palmeira d'Oeste fez uma publicação sobre a aquisição do veículo para atender o setor da educação municipal.
 
O governo Municipal assim escreveu, dando publicidade ao investimento:
"EDUCAÇÃO É UM INVESTIMENTO. Mais uma vez a atual administração investe no que realmente vale a pena, NOSSOS ESTUDANTES. Chegou em Palmeira D’Oeste um Ônibus Semi-Novo comprado com recurso próprio da educação para que nossos estudantes possam ser transportados com muito mais conforto e tranquilidade. Este ônibus tem 52 lugares com bancos reclináveis e confortáveis. Está impecável e completamente revisado! Segundo o prefeito Dodô, os investimentos em educação não podem parar JAMAIS! E vem muita coisa boa por ai! Neste caso foi utilizado recurso próprio da educação. Aos nossos alunos, desejamos bons estudos! A prefeitura e câmara municipal estão juntas para ajudar sempre!"
 
Licitação
A Licitação 27/2019 foi para a aquisição de um veículo ônibus, tipo rodoviário, para transporte de alunos, usado, ano de fabricação 2009 ou superior, movido a diesel, com 52 lugares, mais motorista ou superior, com bancada convencional reclinável, janelas de vidro de correr, e em bom estado de conservação e livre de pendências financeiras referente a licenciamento, IPVA e Multas e demais equipamentos obrigatórios por Lei.

Segundo o site da Prefeitura Municipal, a Licitação, na modalidade Pregão, aconteceria no dia 16 de agosto de 2019 e o teto para aquisição do veículo foi estipulado em R$111.066,66 e a vencedora do Processo Licitatório foi a empresa Breda Transportes e Serviços S/A que fez o lance de R$103.000,00.
 
O Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, também informa que o empenho de número 4330 foi feito em 19 de agosto e a quitação de duas Notas fiscais (7885) de R$50 mil e (17885) de R$53 mil foram liquidadas em 28 de agosto. No início de setembro o veículo estava exposto em Praça Publica.

O Edita previa em um dos seus artigos (11.1.1), que "Havendo rejeição do produto, a empresa vencedora deverá substituí-los no prazo estabelecido formalmente pela Administração, observando as condições estabelecidas para o fornecimento, sob pena de lhe serem aplicadas as sanções administrativas estabelecidas pelas Leis Federais nº 10.520/02 e 8.666/93 e suas alterações;
 
A Prefeitura se reservava no direito de realizar todos os procedimentos necessários para checar as especificações técnicas do produto; e o direito de recorrer ao fornecedor em caso de verificação posterior de irregularidade do produto.
 
CLAUSULA TERCEIRA: No recebimento, o produto deveria ser conferido e examinado e, sendo constatada alguma irregularidade deverá a contratada providenciar a substituição por outro produto, sem qualquer prejuízo à Municipalidade, dentro do prazo de até 24 (vinte e quatro) horas. A Vigência do Contrato: O contrato terá início na data de sua assinatura e termo final em 12 (doze) meses, prorrogável na forma do art. 57, §1º, da Lei nº 8.666, de 1993.
 
Provavelmente o Governo deverá notificar a empresa nos próximos dias para solucionar o problema constatado pelos alunos e sem ônus aos cofres municipais.