01/07/2019 06h32 - Atualizado em 01/07/2019 06h32

Peixe - SP participa de encontro para discutir a comercialização do pescado nacional

Emerson Esteves disse que entre as preocupações do setor estão a margem de lucro e o incentivo ao consumo de peixe no dia-a-dia.
O Presidente da Peixe-SP, Emerson Esteves participou de reunião da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura a terça-feira (25), em São Paulo, para discutir melhorias no processo de comercialização do pescado nacional. O encontro aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) com representantes da indústria, varejo e produtores rurais.
 
Entre os temas debatidos, segundo Emerson foram adoção de ações para minimizar as distorções que existem hoje dentro da cadeia de comercialização.
O principal debate girou em torno das margens de lucro são extremamente reduzidas e até negativas para os produtores de tilápia e do tambaqui mas também foi analisada o aspecto do consumidor, pois existe um pescado que ainda é muito caro para a grande maioria da população brasileira.
 
Os representantes do setor formaram pequenos grupos que ficarão responsáveis por cada uma das ações para melhorar a comercialização do pescado nacional.

Uma das metas do encontro foi de estabelecer ações de marketing e propaganda para promoção do consumo do pescado, abertura de diálogo com grandes redes de varejo e consumo/compra institucional, como por exemplo, incluir pescado na merenda escolar, nas refeições da rede hospitalar e nas Forças Armadas.
 
 
Plano Nacional
 
Durante a reunião, a CNA fez o pré-lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura. O plano vai apontar ações de curto, médio e longo prazo para desenvolver a cadeia da aquicultura.
 
(com Assessoria de Comunicação CNA)