28/11/2019 07h29 - Atualizado em 28/11/2019 07h29

Peixe SP começa vendendo oito espaços para Aquishow Rio Preto e recebe apoio de expositores

Ademir Maschio volta a lamentar a decisão e diz que ofereceu R$200mil para a Peixe SP. Carta aberta da Câmara protesta a decisão da Peixe SP
Os organizadores do Aquishow Brasil São José do Rio Preto, Emerson Esteves e Marilsa Fernandes anunciaram que oito empresas já adquiriram os primeiros espaços no Show Room da Feira que não será mais realizada em Santa Fé do Sul, depois de dez anos de criação e realização na "Capital da Tilápia" do Estado de São Paulo, selo divulgado no último dia 15 de novembro durante a abertura do Sonho de Natal 2019. A data do evento é de 26 a 28 de maio de 2020.

Os organizadores voltaram a justificar a mudança do local do evento, alegando que a mudança para a sede do Instituto de Pesca - Órgão do Governo de São Paulo, localizado às Margens da Euclides da Cunha em Rio Preto, foi para melhorar a estrutura do evento, melhorar a logística e dar condições para que todos tenham as mesmas condições de chegar e participar do evento, com aeroporto, hotéis e que estão preocupados com o crescimento do setor da piscicultura e aquicultura.
 
"O evento cresceu mais do que a cidade comporta", disse Marilsa Fernandes que salientou que "Santa Fé do Sul é uma cidade bonita, prazerosa e uma das boas cidades pra se viver, mas aqui é uma cidade pequena".
 
Emerson voltou a dizer que "foi uma decisão muito difícil, mas necessária para que Feira continue crescendo e continue evoluindo, aumentando o sucesso que ela já tem".
 
No programa Aquishow na Rede, apresentado semanalmente na página do Facebook do Aquishow Brasil, os apresentadores e organizadores da Feira trouxeram testemunhos de expositores e palestrantes do evento nas edições anteriores, parabenizando e apoiando a mudança para Rio Preto.

Um deles foi o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo Antonio do Descoberto (GO), Eduardo Shulter, que também é Engenheiro de Aquicultura e que elogiou os organizadores dizendo que "está muito com a feliz, porque São José do Rio Preto tem muito mais estrutura", o engenheiro afirmou ainda "que as vezes deixou de participar do Aquishow porque não conseguiu hospedagem na cidade sugerindo que em São José do Rio Preto isso não será problema e tornará o Aquishow muito maior e em evento internacional. Esperamos que 2020 seja só sucesso no Aquishow".
 
Outro apoio à mudança para Rio Preto foi do expositor Ademir Ribeiro da Preamar, empresa com sede em São Paulo - Capital e que ja participou por três anos do Aquishow, relatou que em 2019 discutiu com os organizadores a possibilidade de mudança, e afirmou no vídeo "que alguns parceiros da Preamar não conseguiram participar da Feira porque não havia mais leitos para hospedagem. Para nós, a mudança é muito oportuna, pela estrutura de Rio Preto em hotelaria, aeroporto e transporte local muito mais eficiente".

Jener Menezes, Engenheiro de Pesca de Rondônia, norte do Brasil, ja palestrou sobre o Peixe Nativo da Amazônia. "Quero parabenizar pela sábia decisão em ampliar o Aquishow para uma escala maior regional, que dará mais oportunidade aos piscicultores do norte do Brasil no deslocamento à São José do Rio Preto.,Nas outras edições, muitos companheiros se queixaram da dificuldade de deslocamento e hospedagem em Santa Fé do Sul."
 
Martim Colpani que é o Presidente da Câmara Setorial do Pescado junto a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, e um dos principais introdutores do Peixe Panga no Brasil também se manifestou favorável a mudança. Colpani disse "que apoia a ação, porque a feira necessita de expansão para uma cidade com aeroporto e hotelaria para suportar o crescimento da Feira. Não tinha como permanecer em Santa Fé do Sul, temos que agradecer a cidade pelo que fez pela aquicultura, mas a Feira é um Patrimônio do setor da Aquicultura e precisa alcançar novos desafios.
 
Ademir Maschio volta a lamentar a decisão.
Mais cedo no Programa Jornalístico da Rádio Santa Fé (FM 100,5) o Prefeito Ademir Maschio voltou a lamentar a decisão e que fez de tudo para impedir a radical atitude da Peixe SP, e que até ofereceu apoio financeiro para permanência da Feira na cidade. "Fiz o que pude, mas foi inevitável", e relembrou que o Aquishow surgiu em 2009, quando era Secretário de Agricultura, no Governo de Toninho Favaleça". Ademir ainda afirmou que está estudando com sua equipe e com a iniciativa privada a realização de evento semelhante e que vai apelar para a justiça que o nome Aquishow permaneça de domínio da Prefeitura de Santa Fé do Sul. O site informamais apurou que o Prefeito chegou a oferecer R$200 mil para a organização do Aquishow 2020, o que não foi suficiente.
 
Em maio de 2019, a Marca Aquishow Brasil foi patenteada por Marilsa Fernandes, segundo o INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com validade até maio de 2029.

Carta aberta da Câmara protesta a decisão da Peixe SP
A Câmara Municipal emitiu uma "Carta Aberta a População", afirmando que as justificativas apresentadas pela Peixe SP para mudar a Feira para Rio Preto "não são convincentes", e que nos últimos dez anos o evento se consolidou como um evento de Santa Fé do Sul, justamente pela localização geográfica privilegiada". Todos os vereadores assinaram a Carta que contesta a decisão afirmando que " será um marco negativo na história de nossa cidade... e que o Aquishow teve o seu nascedouro dentro da Administração Municipal".
 
A Carta do Legislativo expõe o sentimento dos vereadores de que a Administração Municipal consiga reverter a situação, e pede uma reconsideração da abrupta decisão dos dirigentes da Peixe SP que ofusca o brilho e o sucesso da cidade de Santa Fé do Sul, cenário da piscicultura brasileira.