20/09/2021 15h35 - Atualizado em 20/09/2021 15h41

Pesquisa revela que 74,2% de entrevistados conhece alguém que cometeu suicídio

Pesquisa foi desenvolvida por alunos do Curso de Psicologia do Centro Universitário Unifunec - Santa Fé do Sul.

Os alunos do último ano do Curso de Psicologia do Centro Universitário Unifunec realizaram na última semana de agosto de 2021, uma pesquisa para identificar a incidência do suicídio. Foram entrevistadas 160 pessoas que integram grupos de WhatsApp, alunos e não alunos do Centro Universitário.

A Professora e Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia, Daniela Pícolo, forneceu os dados da pesquisa com os seguintes resultados.

1 – Você já teve ideação de suicídio? 22% (sim) – 78% (não)

2 – Conhece alguém que já teve ideação de suicídio? 26,9% (sim) – 73,1 % (não)

3 Você sabe porque é realizada a Campanha do Setembro Amarelo? 11,3 % (não) – 99,8% (sim)

4 – Você acredita que o assunto tem sido debatido ou divulgado? - 28,7% (sim) – 71,3% (não)

5 – Conhece alguém que cometeu suicídio? – 25,8% (não) – 74,2% (sim)

6 - Acha que é necessário falar mais sobre o suicídio? 96,9% (sim)

Para a Professora Daniela Pícolo, "o suicídio faz parte de um processo de adoecimento. Por isso, diante da presença de qualquer sofrimento, angústia, desespero, depressa, não hesite em pedir ajuda, sua dor é ligiítima de setembro a setembro."

Para a Organização Mundial de Saúde o suicídio é um fenômeno complexo que tem atraído a atenção de filósofos, teólogos, médicos, sociólogos e artistas através dos séculos; de acordo com o filósofo francês Albert Camus, em O Mito de Sísifo, esta é a única questão filosófica séria.

Como um sério problema de saúde pública, o suicídio demanda nossa atenção, mas sua prevenção e controle, infelizmente, não são tarefas fáceis. As melhores pesquisas indicam que a prevenção do suicídio, mesmo sendo uma atividade factível, envolve toda uma série de atividades, que variam desde as melhores condições possíveis para a criação das crianças e dos jovens, passando pelo tratamento efetivo dos transtornos mentais, até o controle dos fatores de risco ambientais. A disseminação apropriada da informação e o aumento da conscientização são elementos essenciais para o sucesso de programas de prevenção do suicídio.

Estatísticas

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS. São números expressivos, que revelam um problema de saúde pública complexo, com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas

Prestação de Serviços

Serviços de saúde CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde). Centro de Valorização da Vida – CVV Telefone: 141 (ligação paga) ou www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita. Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais. Clínica de Psicologia do Unifunec que oferece atendimentos gratuitos.