21/10/2019 12h27 - Atualizado em 21/10/2019 12h27

Polícia Militar dá continuidade à megaoperação "Pancadão" em todo o Estado

Foram abordadas mais de 10 mil pessoas, o que resultou em 65 prisões.

No período da noite e nas madrugadas, desde final de semana, de sexta-feira (18) a domingo (20), a Polícia Militar empregou novamente uma estratégia ousada para garantir a tranquilidade pública e o descanso do cidadão. Com o emprego de quase 5,6 mil policiais militares, exclusivos para esta ação.

A Megaoperação Pancadão atingiu seu principal resultado: Prevenir pela ação de presença, em um número cada vez maior de localidades, a ocorrência de bailes em locais públicos, que geram historicamente uma gigantesca demanda de diversas reclamações de perturbação de sossego, por meio do telefone de emergência 190.

Em alguns casos, foi necessária intervenção com fiscalizações e remoções de veículos irregulares. Destaca-se também a importante atuação das Guardas Municipais em áreas do Estado, como a da Guarda Civil Metropolitana na Capital e a Guarda Civil Municipal de Sorocaba, que atuaram nas suas esferas de atribuição, fiscalizando o comércio irregular por ambulantes realizando apreensão, principalmente de bebidas alcoólicas, ações estas que tiveram total apoio da Polícia Militar.

Durante o final de semana, foram realizadas 269 operações no Estado em locais indicados pela inteligência da Polícia Militar. Foram abordadas mais de 10 mil pessoas, o que resultou em 65 prisões, dentre eles 21 Procurados pela Justiça. Das ocorrências, destaque para 9 flagrantes de tráfico de drogas e para a recuperação de 29 veículos roubados ou furtados anteriormente. Foram fiscalizados 6,5 mil veículos, dos quais 650 acabaram removidos e 2,5 mil autos de infração foram elaborados.


Após um minucioso mapeamento, com base nas ligações ao telefone de Emergência 190, e nas reclamações de cidadãos, a Operação foi planejada para coibir, conter ou desarticular bailes que causam a perturbação do sossego em virtude da aglomeração de pessoas nas vias públicas, geralmente com a utilização de potentes equipamentos de som. Nos fins de semana, especialmente durante a madrugada, a Polícia Militar recebe centenas de ligações em todo o Estado, relatando problemas desta natureza.

(COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP)