26/12/2016 11h24 - Atualizado em 26/12/2016 11h24

Polícia Militar: um escudo da sociedade perante a criminalidade

Capitão Fernando Camargo Benitez - Comandante da 4ª CIA. da Polícia Militar de Santa Fé do Sul

A Polícia Militar do Estado de São Paulo é, sem sombra de dúvidas, uma grande proteção da sociedade contra a criminalidade. Imaginemos, por exemplo, as ruas da nossa cidade sem o patrulhamento dos policiais militares, 24 horas por dia. Seria uma situação bem difícil para o cidadão de bem, que não teria a quem recorrer, no momento em que mais precisasse. Faça chuva ou faça sol, dia ou noite, frio ou calor, a Polícia Militar trabalha para servir e proteger a comunidade, cumprindo seu papel constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, prevenindo delitos para que os mesmos não ocorram e, nos casos em que os delitos são praticados, os policiais estão sempre prontos e alertas para prestarem o imediato atendimento à vítima e prender os autores do crime.

Esta difícil e árdua missão do policial militar, é pouco valorizada por parte da comunidade, seja por questões midiáticas, ideológicas, inversão de valores, dentre tantas outras questões. Muitas vezes, o agradecimento sincero de um cidadão de bem, é o grande prêmio de incentivo que o policial militar guarda em sua alma e em seu coração.

Outro fator de eficiência e não menos importante é o trabalho de integração que a Polícia Militar realiza com outros órgãos, como a Polícia Civil, a Guarda Municipal, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Imprensa e tantos outros, criando uma grande união de esforços para combater a criminalidade e dar o merecido respaldo, na área de Segurança Pública, à sociedade.

O art. 144, da Constituição Federal, diz que a Segurança Pública é dever do Estado, porém direito e responsabilidade de todos. Sendo assim, o cidadão tem um papel importantíssimo, pois ele também pode ser os olhos dos policiais (onde estes não estiverem presentes), denunciando crimes e atitudes suspeitas, através do telefone 190, para que a Polícia Militar sempre execute sua função com o maior número de informações possíveis, criando um elo entre a sociedade e a Polícia Militar, através do Policiamento Comunitário.

Cidadão! Não se esqueça de que a Polícia Militar é um escudo da sociedade perante a criminalidade, portanto, valorize os policiais militares que, diuturnamente, arriscam suas próprias vidas para proteger você, seu patrimônio e sua família.

A Quarta Companhia de Polícia Militar, deseja à Santa Fé do Sul e região boas festas e um excelente ano que se inicia. Feliz 2017!

 

FERNANDO CAMARGO BENITEZ

CAPITÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMANDANTE DA 4ª COMPANHIA – SANTA FÉ DO SUL