10/04/2018 18h55 - Atualizado em 10/04/2018 18h55

Pré-candidato, Luis Henrique Moreira se filia ao PODEMOS de Álvaro Dias, Sinval Malheiros e Covas

Empresário estava filiado ao PP - Partido Progressista

Pré-candidato a deputado estadual, o jalesense Luis Henrique Moreira anunciou nesta segunda-feira (9), que se filiou ao PODEMOS. Há cerca de duas semanas, o empresário deixou o Progressistas, partido que comandava em Jales e do qual era filiado havia 16 anos. “Após 16 anos filiado ao Progressistas, onde deixei grandes amigos e tive aprendizados, vi que seria o momento de trilhar novos horizontes. Ao receber vários convites, o que me deixou muito feliz e lisonjeado, optei em me filiar ao PODEMOS. Juntos, de agora em diante, PODEMOS escrever uma nova história para o Brasil”, escreveu ao lado de uma gravura que confirma a filiação.

A decisão só foi tomada no último dia do prazo para filiação partidária, sábado, dia 7. Até o final da tarde de sexta-feira, dia 6, o empresário conversava com apoiadores e familiares sobre as chances matemáticas que cada uma das legendas que o convidaram têm de conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa. Luis Henrique avaliava o time de candidatos que cada sigla possuía e como isso poderia favorecer a sua candidatura.  

 Mas o fator preponderante era a proposta e o projeto político de cada legenda. “Até poderia usar um partido pequeno para conseguir uma eleição com menos votos, mas vai da consciência de cada um. Eu não posso me filiar a um partido com o qual não conjugue ideologicamente”, disse por telefone, de São Paulo, no começo da tarde de sexta-feira. 

Durante a semana, o empresário se reuniu com diversas lideranças de vários partidos, entre eles o Podemos, dos senadores Álvaro Dias e Romário, o PDT, PHS, o PSB do vice-governador Márcio França,o PSL do deputado estadual Eduardo Bolsonaro, filho do pré-candiato a presidente, Jair Bolsonaro (PSC), entre outros.

A reportagem apurou que havia uma tendência ao Podemos, apesar dos convites de outros partidos terem sido considerados bastante atraentes. Cerca de uma hora antes de conversar com a reportagem, Luis Henrique recebeu uma ligação do senador paranaense Álvaro Dias, que é pré-candidato a presidente pela legenda. Além de lhe oferecer a filiação, Álvaro Dias teria lhe oferecido apoio do pré-candidato a senador Maria Covas Neto e de todo o staff político que o partido dispõe. Inclusive a possibilidade de ser seu coordenador de campanha na região.

Ainda na tarde de sexta-feira, Luis Henrique teve uma reunião definitiva com o deputado Sinval Malheiros, presidente estadual do Podemos. “Dr. Sinval”, como é conhecido, tem base eleitoral em Catanduva.  

 (com Alexandre Ribeiro)