12/01/2021 17h22 - Atualizado em 12/01/2021 17h28

Prefeito de Jales anuncia "reforma administrativa" para economizar R$132 mil em três anos

Em Santa Fé do Sul, Prefeito faz junção de secretarias e promete economizar R$600 mil.

O Prefeito de Jales Luis Henrique Moreira (PSDB), participou nesta terça-feira (12) no jornalístico da Rádio Antena 102 FM – Antena Ligada para anunciar que enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei Complementar que promove “a reforma administrativa” da estrutura organizacional do Município de Jales e que vai economizar R$ 132.579,34 dos custos com a folha de pagamento do funcionalismo nos próximos três anos, além de modernizar a máquina administrativa que tem mais de 30 anos.

Luis Henrique disse ao reporter João Luis Garcia que o PLC cria 27 e extingue 27 cargos no âmbito do executivo e que também gratifica 65 servidores efetivos.  “Uma forma de valorizar os servidores públicos concursados”, disse o Prefeito que estava acompanhada da vice-prefeita Marinilda Cavenagui Naca.

Serão extintos 27 cargos comissionados que recebiam salários de até R$ 8.546,44. Alguns desses serão recriados com denominação diferente, mas com função semelhante.

Luis Henrique explicou que na Saúde extinguiu 06 cargos comissionados, mas criou 12 cargos de confiança, que valorizou os funcionários efetivos da Prefeitura e justificou tais medidas alegando que a estrutura organizacional do município é de 1.991, ou seja, ja tem 30 anos desde a sua criação, e se faz necessário modernizar e evoluir.

"Trata-se de um projeto bastante trabalhoso, que irá geral uma economia de aproximadamente R$40 mil aos cofres públicos. Qual foi o Prefeito do Brasil que mandou para qualquer Câmara um projeto reduzindo os gastos de pessoal? Não teve! E garanto que essa atitude é inédita no país”, destacou o prefeito de Jales.

Diálogo para aprovação

O Prefeito destacou ainda que para a tramitação deste PLC, prevaleceu o diálogo entre as partes. “Agradeço aos vereadores de Jales que dialogaram conosco e mostraram boas intenções na aprovação do Projeto. Conversamos no dia 5 de janeiro com os vereadores e encaminhamos o projeto no dia seguinte para aquela casa e alguns artigos foram suprimidos atendendo as manifestações dos vereadores. Não foi um projeto enviado a toque de caixa. O PLC também foi apresentado para o Sindicato na presença do presidente José Luis Francisco, do presidente da Câmara Bismark e sua assessoria, portanto, bem conversado e que trará um resultado significativo para a população com a melhora na prestação dos serviços públicos municipais”.

“Um dos nossos compromissos em campanha foi de “descentralizar os serviços públicos e melhorar o atendimento à população”, lembrou Luis Henrique Moreira na entrevista ao repórter João Luis Garcia.

O Projeto no novo prefeito de Jales também foi manchete de capa do Jornal "A Tribuna" no último sábado.

Santa Fé do Sul – Prefeito anunciou economia de R$600 mil nos próximos anos.

Em Santa Fé do Sul, o Prefeito Evandro Mura (PSL) ao anunciar a junção de secretarias municipais; Administração/Planejamento e Cultura/Turismo confirmou que cada secretaria irá economizar R$300 mil durante seu mandato.

Na pasta da Cultura/Turismo, ainda não há um titular no comando da pasta, e o servidor público efetivo e vereador Vagner Lopes é quem responde interinamente.

Na pasta da Administração/Planejamento, já ocupa a chefia da Secretaria, Dirceu Ruiz Lopes, que não faz parte do quadro efetivo da prefeitura.

Durante a campanha, Evandro Mura e Capitão Benitez prometeram diminuir os cargos em comissão, nomeando para o primeiro escalão servidores de carreira, “valorizando” o servidor concursado.

A comparar com a medida “inédita” do Prefeito de Jales, Mura do PSL, dá mostra que sua administração já está reduzindo as despesas públicas, bem mais que o prefeito tucano de Jales que está prometendo economizar R$132 mil.