16/03/2021 11h38 - Atualizado em 16/03/2021 11h38

Prefeitos da região se reúnem e falam em aderir 'lockdown' anunciado em Rio Preto

Porém, ainda não há nada definido.

Ao menos 11 prefeitos da região falaram em aderir ao 'lockdown' proposto por São José do Rio Preto (SP) para frear o avanço da Covid-19. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (15) pela prefeitura de Rio Preto. No entanto, ainda não há nada definido. Representantes de Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassitt, e Sales participaram de reunião. (com g1 Rio Preto)

“Estivemos reunidos nesta tarde, por videoconferência, com prefeitas e prefeitos da nossa região. Atualizamos os números e tivemos participação da representação do HB e da diretoria regional de saúde. Os números da Covid-19 são altíssimos”, disse o prefeito Edinho Araújo.

De acordo com a prefeitura de Rio Preto, os municípios de Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassitt, e Sales demonstraram interesse em adotar medidas mais restritivas.

“Todos os municípios da região estão na mesma ocupação. Os índices de leitos de UTI aproximam-se de 100%. É preciso fazer alguma coisa. Foi essa decisão que, nós prefeitos, chegamos. Para isso, vamos tomar medidas mais restritivas a partir de quarta-feira. Queremos contar com a colaboração de todos”, afirmou Edinho Araújo em vídeo”, afirmou Edinho Araújo.

Embora a prefeitura de Rio Preto tenha feito o anúncio, o decreto com as medidas que serão tomadas será publicado somente na terça-feira (16). Enquanto isso, os municípios estudarão a possibilidade de adotar as medidas, exceto Jales que já informou que não vai determinar 'lockdown'.

Dados

Nos últimos três dias, Rio Preto confirmou mais 991 casos positivos de coronavírus e 29 novas mortes provocadas pela doença. As informações foram divulgadas na tarde dessa segunda-feira (15).

Com as atualizações, a cidade acumula 51.361 moradores infectados pela Covid-19, dos quais 47.481 estão recuperados e 1.232 vieram a óbito.

Desde o início da pandemia, 199.189 pacientes foram atendidos com estado gripal. Deste total, 175.346 fizeram teste e 123.985 receberam diagnóstico negativo para a doença.

Dos 51.361 contaminados pelo novo coronavírus, 3.738 atuam como profissionais da área da saúde e 5.089 tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Atualmente, há 749 moradores internados em hospitais de Rio Preto, sendo 353 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 396 em enfermaria.