01/07/2020 11h18 - Atualizado em 01/07/2020 11h18

Professor Amarildo respira sem ajuda de aparelhos e segue na recuperação contra o coronavírus

Santa Casa afasta 16 funcionários e dois médicos, casos positivos de Covid chegam a 89

Foi atualizado as 9h00m desta quarta-feira (1) os números do Boletim Coronavírus de Santa Fé do Sul e segundo a Secretaria da Saúde subiu para 89 os casos positivos, mas já são 34 pacientes curados. Atualmente 52 pessoas estão em tratamento: 45 em isolamento domiciliar, 06 na enfermaria do hospital e 01 na UTI. O Boletim contabiliza ainda 03 óbitos e 25 pessoas estão sendo investigadas, das quais 24 estão em isolamento domiciliar e 01 na Santa Casa, aguardando os resultados dos exames.

Santa Casa

Nesta quarta-feira a Santa confirmou que existem 08 pacientes que testaram positivo e estão  internados na enfermaria e 01 paciente aguarda resultado

O Hospital informou que o professor Amarildo Roveri continua internado na UTI, porém os médicos retiraram a intubação e ele respira sem ajuda do respirador mecânico, porém necessitante de cuidados intensivos.

Nesta manhã dois pacientes que estavam internados com Covid 19 receberam alta.

 

Funcionários afastados – 15%

Segundo Adilson Ramim, enfermeiro técnico do hospital, estão afastados 16 funcionários, sendo que 09 já testaram positivo para Covid 19,  e 07 aguardam resultados de exames. Entre os profissionais que estão afastados são técnicos em enfermagem, a maioria, enfermeiras, e de outros setores do hospital. 02 médicos também confirmaram positivo para Covid 19.

A Santa Casa está na fase do plano de contingenciamento contra o Covid e informa foram ampliados os leitos. Hoje tem uma ala de Covid com 12 leitos para pacientes do SUS. Foram suspensas todas as cirurgias eletivas, das cesarianas eletivas (somente casos urgentes), estão suspensos a presença de acompanhantes e visitas e acompanhantes na a maternidade. O Pai só poderá ver a criança após o parto. Os atendimentos ambulatoriais também estão cessados momentaneamente.

O Hospital possui atualmente 09 respirados e segundo a Diretoria Regional de Saúde, órgão do Estado de São Paulo, a Santa Casa deverá receber 03 respirados do governo paulista, elevando para 12 o número de equipamentos.

A partir desta quarta-feira (1), o hospital mantém uma equipe de plantão médicos exclusivo 24hs para atender a ala de pacientes com Covid. Os investimentos financeiros que estão sendo feitos na aquisição de equipamentos, recursos humanos, estruturação física EPIs e insumos são dos recursos destinados pelo Ministério da Saúde, em torno de R$ 3,4 milhões. Estas aplicações vêm sendo acompanhadas por uma comissão nomeada pela administração do Hospital.

Provedoria

O Provedor José Biscassi disse que estas melhorias estão sendo possível graças aos recursos públicos federais enviados neste período de pandemia. “O tomógrafo é um dos equipamentos mais importantes adquiridos pelo hospital que estará à disposição da população. Sem esses recursos nossa Santa Casa não conseguiria melhorar suas condições e por isso estamos fazendo o possível para aplicar os recursos de forma transparente”, disse o provedor.

A compra do tomógrafo obedeceu os critérios de menor preço ofertado, após apresentação de três proposta, e a compra foi feita por R$969 mil e dentro de 30 dias estará pronto para funcionamento. A equipe da logística está preparando o espaço físico para instalação do equipamento que é de última geração, com tecnologia que irá garantir mais fidelidade dos exames.