26/08/2019 07h03 - Atualizado em 26/08/2019 07h06

Projetos Ambientais do Parque do Peixe são apresentados para Secretaria de Estado da Agricultura

Educação Ambiental, Reflorestamento e Recuperação de Mata Ciliar fazem parte da proposta que vislumbra celebração de convênios com o governo estadual.
Euqnato os proponentes do Parque do Peixe, projetado para Santa Fé do Sul buscam consolidar apoio na opinião pública, gestores municipais e políticos na cidade, os mesmos buscam tambem consolidar apoios para garantir o planejamento da sua edificação, e outro passo foi dado no final da semana passado, em audiência com os mandatários da Secretária Estadual de Agricultura e Meio Ambiente de São Paulo.
 
Na última sexta-feira (23) os representantes da Proposta do Parque do Peixe, representantes e empresários do setor produtivo do pescado entregaram um ofício assinado pelos Parceiros da Proposta de Instalação em Santa Fé do Sul, em área pública pertencente a Prefeitura Municipal da Estância Turística, contendo 57 mil metros quadrados foi entregue ao Secretário de Agricultura, Gustavo Junqueira ea o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcos Penido, no Palácio dos Bandeirantes.
 
O documento informa aos representantes do governo de São Paulo o teor da proposta do empreendimento e solicita parcerias para a execução do Programa de Educação Ambiental preivisto no Projeto e que foram endereçadas tmbém ao Instituto Florestal e Coordenadoria de Educação Ambiental.

As atividades inclusas na proposta do Parque do Peixe consta um programa de reflorestament e de recuperação de mata ciliar que é a formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes, e educação ambiental. Os proponentes reivindicam a realização de convênios para execuções dessas ações.
 
O presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, na Alesp, deputado Itamar Borges, acompanhou as lideranças do setor de piscicultura para tratar de assuntos de interesse do setor dos municípios do Noroeste Paulista.
 
Itamar Borges, pioneiro no apoio à piscicultura, ainda durante seus mandatos como prefeito de Santa Fé do Sul, trabalha para garantir avanços e conquistas para os piscicultores. O parlamentar lutou para garantir isonomia tributária ao pescado paulista e também para a aprovação do decreto que regulamenta, simplifica e desburocratiza a atividade.
 
“A piscicultura é muito importante para a economia da região noroeste paulista, gera emprego, gera renda e trás novas atividades econômicas para os municípios”, relata o parlamentar.

Na pauta do encontro foram tratados pleitos como o protocolo de atendimento da Cetesb, da padronização de licenciamento, a questão de monitoramento do repovoamento dos reservatórios, também foram discutidos a acreditação de laboratórios pela Cetesb, da resolução 100 SMA, e as barreiras de fiscalização sanitária e tributária do pescado que entra no estado.
 
O secretário Marcos Penido, falou sobre a importância do setor para o estado. “Fico feliz em receber o deputado Itamar e todos os representantes do setor de piscicultura, tivemos uma reunião produtiva com vários pleitos, que demos os encaminhamentos necessários”.
 
A reunião na capital contou com a presença dos representantes da Peixe SP - Associação de Piscicultores em Águas Paulistas da União, Colônia de Pescadores Profissionais - Z12 e do Movimento Tucuna Free, da secretaria executiva de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gabriela Chiste, a diretora de Controle e Licenciamento Ambiental, Zuleica, Itamar Borges (Deputado Estadual MDB), o presidente da Peixe-SP, Émerson Esteves, o diretor regional centro-norte da Peixe-SP e presidente da Câmara Setorial do Pescado, Martinho Colpani, além de representantes do setor, Rodrigo Amaral, Ramon Amaral, Marilza Fernandes, Felipe Amaral, entre outras lideranças e empresários.
(com assessoria deputado Itamar Borges)