12/09/2014 14h41 - Atualizado em 12/09/2014 14h50

Protesto / Governo de São Paulo chama piscicultores para o diálogo

Ponte Rodoferroviário ficou fechada por três horas

Durou cerca de três horas o bloqueio na Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná que liga o estado de São Paulo ao Mato Grosso do Sul, entre os municípios de Santa Clara D’Oeste (SP) e Aparecida do Taboado (MS).

O protesto foi realizado para chamar a atenção das autoridades do governo de São Paulo, CESP e União, através do Operador Nacional do Sistema Elétrico que são os responsáveis pela administração do Reservatório de Ilha Solteira onde está localizada a terceira maior Usina Hidrelétrica do País.

Os Piscicultores representados por várias entidades da cadeia produtiva do pescado da região reivindicam uma audiência de conciliação com os responsáveis da UHE de Ilha Solteira para se estabelecer um consenso e que o nível do reservatório não continue baixando prejudicando não só a produção de Tilápia em tanques redes, bem como o turismo, a agricultura o lazer da região, já que o reservatório de uso múltiplo da população conforme a Política Nacional dos Recursos Hídricos. O O N S diz que a prioridade é a produção de energia e não tem se sensibilizado com a preocupação da categoria.

O bloqueio da ponte começou hoje as 9h00m e terminou as 12h00m após um contato telefônico do subsecretário da Casa Civil do Estado de São Paulo Leandro Mendes que em nome do governador de São Paulo se comprometeu em promover o encontro entre os representantes dos organizadores do protesto com os diretores da CESP e os representantes da O N S .

O presidente da câmara setorial do pescado, Emerson Esteves recebeu a ligação do Palácio do Governo Paulista informando que através da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo estará intimando a CESP e o     O N S para uma reunião na próxima terça feira (16).

Esteves disse que o objetivo do protesto foi atingido, e o governo de São Paulo está nos atendendo. Ele agradeceu a compreensão da população e dos usuários da ponte, principalmente os caminhoneiros que manifestaram apoio e respeitaram com paciência o protesto que foi acompanhado pelas forças de segurança dos dois estados.

Hoje (12) o reservatório de Ilha Solteira opera com 40% abaixo da cota mínima que a de 323 e é o que está sendo mais sacrificado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Jupiá está operando com 95% da sua capacidade e Itaipu opera com 78% da capacidade do reservatório.

Os piscicultores lutam para que se estabeleça um equilíbrio sobre o uso das águas do reservatório de Ilha Solteira, para que os prejuízos causados pela crise hídrica sejam divididos, e que o múltiplo uso, garantido pela política nacional de recursos hídricos, que não está sendo respeitado, e que em detrimento dos demais usos a priorização para a geração de energia elétrica, está acumulando enormes prejuízos a demais setores usuários da água e que milhares de empregos e a economia regional estão em risco em função dessa opção.

Emerson garantiu também que se na prometida reunião da próxima semana não for atendida as reivindicações dos produtores a ponte será bloqueada novamente na próxima quarta feira (17)  por tempo indeterminado.