29/09/2019 07h03 - Atualizado em 29/09/2019 07h03

Quemil Miguel João é homenageado pela Câmara e declara todo amor a Santa Fé do Sul

O empresário de 85 anos recebeu o Título de Cidadão Honorário de autoria do vereador Renato Ferraz.

A Câmara Municipal de Santa Fé do Sul realizou na noite de sexta-feira (27) Sessão Solene de entrega ta "Título de Cidadão Santa-Fé-Sulense" ao senhor Quemil Miguel João. A Sessão foi presidida pelo vereador Aniceto Facione, vice presidente Neiva de Souza, Secretário Leandro Magoda com as presenças dos vereadores Marcelo Favaleça, Evandro Mura, Jhonatan Magalhaes, Renato Ferraz e Ronaldo Lima.  


O propositor da honraria que foi aprovada por todos os vereadores foi o Vereador Renato Ferraz (PSDB) que justificou a homenagem baseando principalmente no caráter humanitário e empreendedor de Quemil que chegou na cidade em 1957 aos 23 anos de idade onde iniciou sua atividade comercial com a "Casas Americanas", no ramo de confecções.


Marcaram presença na entrega do título, autoridades locais; Prefeito, Vereadores, familiares e amigos do homenageado que é casado com Maria Aparecida Cerozi João com quem tem os filhos: Quemil Miguel João Junior, Rosana Miguel João Garcia, Renata Miguel João Cruz, quatro netos e 1 bisneto.

Discursos
O propositor do título, vereador Renato Ferraz resumiu a história do senhor Quemil com a projeção de slides para ilustrar toda sua vida em Santa Fé do Sul , desde quando chegou na cidade em 1957, ainda sem energia elétrica pública, sem asfalto e sem saneamento básico ele começou a sua atuação comercial com 23 anos no início da construção da cidade.

Ferraz relatou que "Quemil Miguel João acreditou no potencial agrícola de Santa Fé que possuía muitas lavouras café, algodão e outras, enxergando a possibilidade de progredir enfrentando os desafios que viriam pela frente respaldado por sua característica visionária e empreendedora".

Ferraz narrou ao público que o primeiro estabelecimento do senhor Quemil foi na Rua 16, a Casas Americanas que era abastecida com artigos comprados na capital paulista e que o próprio Quemil se encarregava de transportar com seu caminhão.

Casado com dona Cida e com quem teve três filhos; Quemilzinho, Rosana e Renata reuniu, Renato conta que "ele conquistou prestígio e o crescimento empresarial que foi se tornando fato, expandindo seus negócios em Santa Fé do Sul.

Ferraz também apresentação as lembranças da época em que o empresário realizava vários eventos comemorativos, promoções e também no Natal, que reuniam a população, fazendo várias promoções com desfiles de roupas com modelos que até hoje residem em Santa Fé, casos de Mara Amaral e sua Filha Rosana e outras como Denise e Claudia Mencaroni.

Ferraz fez alusão a identidade cristã do senhor Quemil Miguel João que no início de sua atividade empreendedora aliou também a evangelização, e a busca incessante pela restauração de vidas de famílias que necessitam do amor das pessoas para sobreviver as dificuldades da vida. "O senhor Quemil até os dias de hoje mantém seu perfil de ajudar as pessoas levando a mensagem da palavra de Deus. O senhor continua combatendo o bom combate e sua fé é inabalável".

Por esses e outros diversos motivos o senhor Quemil é digno da receber a homenagem de toda a população santa-fé-sulense, parabéns, obrigado por viver em Santa Fé do Sul e que continue a trabalhar incansávelmente para fortalecer mais ainda o seu grande legado que é o amor as pessoas.

O Prefeito Ademnir Maschio deixou a sua mensagem e também se mostrou honrado em participar da sessão solene. "Na função de atual Prefeito da Cidade, me sinto um privilegiado em participar desta homenagem ao senhor Quemil que faz parte da construção da nossa Santa Fé do Sul. Obrigado por tudo que fez no empreendedorismo e principalmente na sua atuação humanitária que é talvez a sua principal caracterista e que está sendo legitimamente homenageado pela população de Santa Fé do Sul, parabéns.

Quemil Miguel João
O Homenageado claramente emocionado e honrado com as declarações feitas na noite de sexta-feira, iniciou seu discurso cumprimentando o Prefeito Ademir Maschio e esposa Maria Lucia, o vice Alcir Zaina e esposa Nilza, Aniceto Facione (Presidente da Câmara) e todos os vereadores e demais autoridades presentes.

"A minha palavra é de agradecimento a todos que honraram com o titulo de cidadão santafessulense e com o coração quase explodindo, quero transfirir essa honra a Jesus Cristo", abriu o discurso Quemil Miguel João.

Quemil relembrou sua trajetória na cidade que ele considera perfeita para se viver. "Quando vim para Santa Fé do Sul em 1957 para inaugurar a minha loja, me enchi de esperança e ela se transformou na minha cidade querida que oferece à mim, à minha família e a todos que aqui residem, todos os requisitos para uma excelente qualidade de vida, uma cidade que viveu e vive uma grande revolução".

"Quero agradecer ao propositor do Título, Renato Ferraz e os demais vereadores. Amo demais Santa Fé do Sul, porque desde quando chequei vi e estou vendo ela crescer, e faço elogios a todos que estão ajudando a escrever essa história. Gosto tanto de Santa Fé do Sul, que quando eu morrer quero ser sepultado aqui. Hoje é um dia de muita alegria que divido com Jesus Cristo e todos os moradores de Santa Fé do Sul.

A Filha de Quemil Miguel João, Rosana usou a tribunal para compartilhar a alegria de todos os integrantes da família em ver a homenagem prestada. "Fico feliz por meu pai ter escolhido Santa Fé para viver, e agradeço a Deus por ter abençoado o meu Pai que é um exemplo para todos e estendeu o agradecimento ao vereador Renato Ferraz, todos o demais vereadores e aos que tornaram realidade a entrega deste título. Hoje é um dia muito alegre para todos nós, agradeceu os presentes", disse a filha emocionada.

Usaram a palavra durante a sessão solene o Prefeito Ademir Maschio, o Presidente da Câmara Aniceto Facione, o ex-vereador Getulio Farias, o Pastor da Primeira Igreja Batista Elieser Almeida, Jairo Alves Pinheiro, Mara Amaral (representando o deputado Itamar Borges). Caludemir Maschio representou o deputado Fausto Pinato e durante a sessão, os familiares do senhor Quemil se juntaram para cantar o louvor "O meu Tributo", para homenagear e agradecer a honraria outorgada pela Câmara Municipal de Santa Fé do Sul.