14/01/2019 21h24 - Atualizado em 14/01/2019 21h24

Rede Estadual iniciará ano letivo no dia 1 de fevereiro, a Municipal no dia 4

O início das atribuições será dia 22 de janeiro nas escolas e nos dias 23 e 24 na sede Diretoria de Ensino de Jales, obedecendo o cronograma da SEE.

A Dirigente de Ensino da região de Jales informa que a rede estadual retornará as aulas no dia 1 de fevereiro de 2019, uma sexta feira, onde além dos alunos, os docentes e discentes, também estarão acolhendo os atuais alunos e novos matriculados e seus familiares.

Segundo Marlene Jacomassi, o calendário escolar estabelece também que a rede municipal irá retornar as aulas em Santa Fé do Sul no dia 4 de fevereiro, uma segunda feira e as escolas particulares também terão uma data diferenciada, e os pais devem entrar em contato com as respectivas escolas para enviar seus filhos. As escolas têm que cumprir 200 dias letivos conforme estabelecido pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases.

Kit da rede estadual.

O novo governo Doria estará enviando através da Secretaria Estadual de Educação o kit escolar que contemplará os alunos com cadernos universitários, de desenho, caneta, lápis, lápis de cor, borracha e cadernos, um material para auxiliar os alunos durante as aulas, e a previsão da entrega é até o início de março, e até lá os alunos devem levar um material que possa atender as necessidades elementares do início das aulas.

Atribuição de aulas

Marlene Jacomassi também informou que as atribuições de aulas aos efetivos, já está definida, e os professores eventuais serão contratados de acordo com a demanda da região, nas vagas necessárias serão contratados profissionais. O início das atribuições será dia 22 de janeiro nas escolas e nos dias 23 e 24 na sede Diretoria de Ensino de Jales, obedecendo o cronograma da SEE.

Planejamento

O planejamento do ano letivo será feito pelos professores, supervisores e diretores em suas respectivas escolas e vai acontecer na semana seguinte ao carnaval.

Os professores e alunos vão receber um caderno que orienta o conteúdo do ano letivo para ciclo educacional. Em 2020 está previsto o material apostilado.

Novo Secretário

O novo secretário de educação Rossieli Soares tem como meta ampliar o conhecimento e aprendizagem dos alunos da rede estadual, reforçando e motivando todas escolas da rede para manter os bons resultados da região no IDEBV e Saresp, e sempre é necessário buscar a evolução e excelência, tanto na rede estadual quanto na rede municipal. É preciso diagnosticar as dificuldades dos alunos e realizar um trabalho curricular com eles, informou a dirigente de Jales e Região.

Nesta semana já estão sendo preparados os diretores e gerente de organização escolar, a fim de realizarem uma simulação das atribuições, para que não haja complicações nos pagamentos (holerite) para os professores de acordo com sua carga horária atribuída.

Obras de adequação e reformas da EEPIM – Santa Fé do Sul

A empresa KM Engenharia Projeto e Construção de São José do Rio Preto já foi contratada em processo licitatório para realizar as obras de acessibilidade a Escola Estadual Professor Itael de Matos e deve estar aguardando a liberação dos recursos pelo FDE – Fundo de Desenvolvimento da Educação que tem novos diretores nomeados e a organização burocrática orçamentária do novo governo Dória, para então dar início as obras.

Segundo informações os diretores da construtora já estiveram na cidade e visitaram a escola e em breve deverão alugar um imóvel para dar suporte as equipes de trabalho.

O valor inicial estimado para implantação de acessibilidade era R$ 1.2 milhão e estão previstas melhorias para atender deficientes visuais, elevadores, rampas de acesso e banheiros adaptados. A EEPIM é a única escola estadual de ensino médio do município e existe a 61 anos e atende aproximadamente 1.200.