10/07/2021 15h59 - Atualizado em 10/07/2021 16h04

Região Turística Entre Rios se reúne para conhecer proposta de livre comércio nos feriados

PL propõe liberação do comércios nos feriados sem convenção coletiva nos Municípios de Interesse Turístico.

Municípios que integram a Região Turística Entre Rios, se reuniram com os representantes do Sincomercio e Associação Comercial de Santa Fé do Sul; Norio Kobayashi, Junceler Alves dos Santos, e Jacinto Sorato, que foram pedir apoio a proposta que flexibiliza o funcionamento das atividades comerciais nas cidades de interesse turístico nos feriados.

Uma minuta foi elaborado para ser entregue as autoridades políticas e do executivo federal para se tornar Lei Federal. A proposta estabelece a dispensa de autorização em convenção coletiva para o trabalho em feriados nos Municípios de Interesse Turísticos (MIT e Estâncias).

Atualmente, de acordo com Lei Federal de 2000, permite o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal.

Para as entidades que representam o comércio, Sincomercio e Associação Comercial, há dificuldades em muitos municípios, de pequeno porte, afim de que trabalhadores e empregadores, cheguem a um acordo quanto ao trabalho nos feriados, como o número reduzido número de empregados em determinados empreendimentos.

As entidades sugere que nos MIT a permissão do trabalho nos feriados não prescinda da autorização em negociação coletiva. A proposta garante que não haverá prejuízo aos trabalhadores. A minuta expõe que nos dias de feriados, os trabalhadores serão compensados com remuneração em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.

“Com a permissão do trabalho nos feriados, se não compensarem o dia trabalhado, poderão usufruir de remuneração em dobro, e os comissionados auferirão ganhos sobre vendas, e em muitos casos haverá a necessidade da contratação de mais trabalhadores e beneficiará a população e turistas que irão consumir e haverá o aumento de arrecadação de impostos municipais para serem revestidos em obras de infraestrutura.”

A organização da Região Turística Entre Rios tem como Presidente Evandro Marim, Diretor de Turismo de Três Fronteiras.

A reunião aconteceu na Sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Fé do Sul, com o Secretário Marcio Adalto e os Secretários de Santa Rita d’Oeste, Rubinéia, Santa Clara d’Oeste e Três Fronteiras. Márcio Adalto também aproveitou para fazer um balanço da viagem a Capital Paulista onde foi apresentado o Projeto Orla do Sol de Santa Fé do Sul.

“Foi um momento importante para o desenvolvimento do turismo regional e ficamos embasbacado com toda a atenção dispensada a esta ideia pelo Secretário de Estado e por sua equipe e já estamos direcionando as ações para formatação do Projeto que também será levado à Invest SP que pretende “vender” nossa região e potencializará investimentos da iniciativa privada em Santa Fé e toda a Região Turística entre Rios”, comentou Marcio.