27/03/2017 07h19 - Atualizado em 27/03/2017 07h19

Revista Vitrine - Secretário Nalini presta homenagem a Escola "Itael de Matos"

EEPIM completa 60 anos em maio e revista Vitrine publica edição especial homenageando a sexagenária escola

TRADIÇÃO É MOTIVO DE ORGULHO

SANTA FÉ DO SUL celebra os sessenta anos da Escola Estadual ITAEL DE MATTOS. O tradicional Ginásio Municipal de SANTA FÉ DO SUL nasceu na Praça Salles Filho e nessa trajetória sexagenária de preparar a infância e juventude para a vida digna, amealhou inúmeros motivos para ostentar legítimo orgulho.

 Novo edifício substituiu as antigas acomodações, em atenção ao natural crescimento da demanda. Hoje ele abriga o alunado de anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e também oferece a imprescindível Educação de Jovens e Adultos.

Cumpre reverenciar a iniciativa do Prefeito à época, Alberto Pacheco, dos professores José Clemente, Mário Alves Gobbi e André D’Áurea Filho, além dos quarenta e seis pais empenhados na criação de um estabelecimento de ensino apto a receber os educandos sequiosos de saber. Inúmeros os responsáveis pela concretização do sonho de SANTA FÉ, cujos nomes a História registrou. Apenas para simbolizar o idealismo da comunidade, mencionem-se os primeiros pais que se esforçaram rumo à consecução do sonho: Joaquim Saiki, José Alexandre Santana e Francisco José de Freitas, dignos representantes do conjunto de famílias conscientes de que apenas a educação poderia reservar futuro mais auspicioso a seus filhos.

Mais de mil alunos continuam a aprender, acolhidos por mestres interessados em fazê-los conscientes de suas potencialidades, além de capacitá-los para o exercício da cidadania e encaminhá-los para a qualificação laboral. Tudo é direcionado a atingir o objetivo consentâneo com as aspirações dos fundadores, que vibraram com a edição do decreto criador da Escola, de n´mero 4.459, datado de 17.12.1957.

A avaliação do IDESP de 2015 mostrou que a Escola Estadual Professor ITAEL DE MATTOS superou as metas estabelecidas, testemunho de ensino de excelente e crescente qualidade. E o Patrono, o educador ITAEL MATTOS, um pioneiro à direção da escola então iniciante, nasceu no mesmo dia deste Secretário, apenas doze anos antes, é um exemplo a ser lembrado pelas gerações de educandos que passam por este núcleo de saber.

A população de SANTA FÉ DO SUL está de parabéns pelos sessenta anos da EE ITAEL MATTOS, cuja comemoração faz jus à significativa letra do Hino Oficial: “Resgatando a memória dos heróis do teu rincão, és berço singelo de um povo hospitaleiro, Cidade-destaque em cultura e educação”.

Jose Renato Nalini-Secretario de Educacao-SP

Quem foi Itael de Matos

Filho de Itagiba de Mattos e Elvira de Mattos, nasceu em 24 de dezembro de 1933 na cidade de Água Clara, Estado de Mato Grosso (hoje Mato Grosso do Sul, perto de Três Lagoas). Desde cedo foi encaminhado aos estudos e, correspondeu às expectativas de seus pais obtendo os títulos de professor normalista e de professor de matemática, além de haver estudado o curso clássico e de ter feito um curso de secretariado. Já na fase adulta, cursou também Pedagogia. Jovem, a exemplo de seus pais, casou-se com Neuzenice Miguel e dessa união tiveram três filhos: Patrícia Miguel de Mattos, Jorge Albino de Mattos e Juliana Miguel de Mattos. No ano de 1957 residia na cidade de Araçatuba, no Estado de São Paulo, e tendo sido criado o Ginásio Municipal de Santa Fé do Sul, foi convidado pelo Prefeito Municipal da época, Senhor Alberto Pacheco, para vir trabalhar neste estabelecimento de ensino, exercendo as funções de Secretário. Itael de Mattos, que era radialista em Araçatuba, aceitou o convite e transferiu residência para santa Fé do Sul.

Trabalhou no Ginásio Municipal como Secretário até 30 de dezembro de 1957, data em que esta escola foi transformada em Ginásio Estadual, onde passou a exercer as funções de Escriturário- Assistente de Administração, de 29 de julho a 21 de julho de 1958 a 21 de julho de 1962. Nesta época foi designado para responder pelo expediente da direção da escola, tendo em vista encontrar-se o cargo vago. Passeando, em férias, em 03 de janeiro regressava de Santos/SP, com sua família e quando trafegava pela Avenida Rebouças, em São Paulo, capital, sofreu um acidente, falecendo com seus dois filhos: Patrícia e Jorge Albino. Por um ato de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Educação através da escola que dirigia, a ela o Governador outorgou o seu nome como patrono, para que Itael de Mattos ficasse na Memória do povo Santa-fé-sulense.

(Revista Vitrine)