04/08/2022 14h18 - Atualizado em 04/08/2022 14h20

Rodrigo Garcia escolhe deputado Geninho Zuliani como vice na chapa de reeleição em SP

Geninho foi vereador e Prefeito de Olímpia foi eleito Deputado Federal em 2018 com mais de 90 mil votos.

Escolha acontece a um dia do prazo final do TSE para o registro oficial das chapas. A indicação do vice e do candidato ao Senado estava sendo alvo de disputa entre os dois maiores partidos da coligação do PSDB, o União Brasil e o MDB, que reivindicavam o direito de ocuparem as vagas.

A campanha de reeleição do governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (4) que o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) será o candidato a vice-governador na chapa tucana, que terá também o ex-secretário de saúde da capital Edson Aparecido (MDB), como candidato ao Senado.

Segundo a campanha, a escolha foi comunicada oficialmente pelo PSDB aos partidos que formam a coligação de Garcia: Podemos, Cidadania, Solidariedade, PROS, Avante, Patriota e PP, além do União Brasil e MDB.

A escolha acontece a um dia do prazo final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro oficial das chapas. A indicação do vice e do candidato ao Senado estava sendo alvo de disputa entre os dois maiores partidos da coligação, o União Brasil e o MDB, que reivindicavam o direito de ocuparem as vagas, justamente por serem as maiores legendas do acerto político.

Ao comentar a decisão das duas indicações nas redes sociais, Garcia afirmou que o time estava "completo pra proteger São Paulo daqueles que estão aqui pra dividir".

"Vamos somar, unir e tirar o melhor de cada paulista", declarou o tucano.

Geninho Zuliani nasceu em Ribeirão Pires e se mudou ainda na infância para Olímpia, também no interior de SP, onde fez carreira política como vereador e prefeito da cidade.

Ele é formado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e pós-graduado em Master em Liderança e Gestão pelo Centro de Lideranças Públicas(CLP).

A primeira eleição como vereador de Geninho ocorreu em 1996 e, após ser reeleito, se tornou presidente da Câmara. Tornou-se o mais jovem prefeito da cidade nas eleições de 2008 e reelegeu-se em 2012. Em 2018, ele concorreu para deputado federal e também foi eleito com quase 90 mil votos.

 (fonte g1)