26/05/2022 15h53 - Atualizado em 26/05/2022 18h13

Rotariano Helvécio Botelho Siqueira passa a integrar a Academia Brasileira Rotaria de Letras

Posse ocorreu nesta quarta-feira (25). Helvécio é fundador do Rotary de Santa Fé que existe há 59 anos.

O Santa-fé-sulense, Helvécio Botelho Siqueira, rotariano desde 1.963, quando fundou o Club de Santa Fé do Sul passou a integrar a regional da Abrol – Academia Brasileira Rotária de Letras e irá ocupar o lugar entre os integrantes que tem reconhecimento pela atuação em trabalhos que visam promover iniciativas de arte e cultura nas comunidades e dentro do movimento rotário.

Academias são depositárias da memória de quantos deram suas vidas, inteligência, conhecimento, cultura, renúncia, trabalho e serviços para escrever a história regional, nacional e mundial.

A Academia Brasileira Rotária de Letras cultua a Memória dos vultos que ajudaram a fazer a História de Rotary no Brasil, os serviços prestados em favor da vida humana, da compreensão, da tolerância e da paz, o pensamento e as ações de rotarianas e rotarianos, congregando, integrando valores, experiências, sabedoria, cultura acumulada. Ela vale pelo somatório da história de cada um e pelo conjunto da representatividade solidária da organização rotária.

Em 1963, o oftalmologista de 88 anos, Dr. Helvécio Botelho Siqueira provisoriamente iniciou os trabalhos do Rotary, que em 1.965 recebeu a carta oficial da fundação do Club de Santa Fé do Sul, onde mora desde 1959.

O Dr. Helvécio foi Presidente nos períodos de 1965/1966, 1977/1978 e 1997/1998 e Vice-Presidente em 1960/1970. Foi Governador do Rotary, no Distrito 4480, que engloba Santa Fé do Sul no período de 1995/1996. É cidadão santa-fé-sulense desde 2001.

A posse na Abrol aconteceu por vídeo conferência, nesta quarta-feira, 25 de maio.

Dr. Helvécio informou que a principal função da academia é promover que os clubes de Rotary façam projetos que envolvam a cultura, a arte e prestigiem as iniciativas culturais da comunidade.

Além de todo o trabalho frente ao Rotary, em toda sua história em Santa Fé do Sul, e grande incentivador da presença de jovens no Rotaract e Rotary Kids. Helvécio também já publicou vários artigos em jornais locais sobre a atuação do Rotary. Lembrou também de sua atuação voluntária em um mutirão para 250 pessoas para cirurgias gratuitas de cataratas, tudo de graça, com o apoio do Governo Federal, no período em que José Serra era Ministro da Saúde. “Foi um período de trabalho intenso, trabalhando de sábado e domingo para atender as pessoas que necessitavam daquele procedimento, mas foi muito gratificante”, disse o Rotariano.

A Abrol – Academia Brasileira Rotária de Letras, está presente em 50 cidades de 18 estados e em 17 países.