28/09/2015 18h38 - Atualizado em 28/09/2015 18h38

Rubinéia / Semana do Arrastão é ação preventiva contra a proliferação da Dengue

Situação da doença no município está controlada, segundo Departamento de Saúde

Começou no dia 21, mais um Arrastão contra a Dengue no município de Rubinéia. As equipes de controle de vetores, da vigilância sanitária, de ESF e funcionários do almoxarifado, do Departamento Municipal de Saúde, estão passando de casa em casa, das 7h00 às 13h00, para conscientizar a população e recolher materiais e entulhos que possam ser criadouros do mosquito da dengue.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Tiago de Menezes Deroide, apesar de a situação no município estar controlada, o trabalho contra a dengue deve ser feito o ano inteiro e não somente no período mais crítico do ano, em épocas de chuvas. A população deve estar consciente e colaborar com o serviço dos agentes, limpando seus quintais e deixando que a equipe faça as vistorias nos mesmos.

O Arrastão será realizado até o dia 30 de setembro, sendo que nos últimos dias do mês, será no Distrito de Esmeralda. “A conscientização e a prevenção contra a Dengue é um trabalho coletivo, cada um deve fazer a sua parte”, destacou o diretor Tiago.

Prevenção e conscientização

Durante o mês de Setembro, a equipe de controle de vetores, do Departamento de Saúde de Rubinéia, fez a entrega de peixes da espécie guarú, que são peixes larvófagos, ou seja, que se alimentam de larvas e, sendo assim, comem as larvas do mosquito da dengue.

A distribuição foi feita em chácaras, ranchos e sítios do município, onde existem bebedouros de animais.

A atividade é uma ação preventiva que visa acabar com possíveis larvas do mosquito, evitando, assim, a proliferação do Aedes Aegypti.

Além disso, a equipe também distribuiu panfletos educativos sobre dengue, escorpião, caramujo e leishmaniose, durante visitas de rotina, de casa em casa.

Segundo o profissional de IEC, responsável pela equipe de controle de vetores, Sandro Roberto Pessopani, que acompanhou os trabalhos, o intuito das ações é conscientizar a população sobre os riscos das doenças, formas de prevenção, sintomas das doenças, entre outras informações de interesse público.