06/05/2017 12h33 - Atualizado em 06/05/2017 12h33

Rubinéia agora está entre os municípios de interesse turístico do Estado de São Paulo

Projeto Lei foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo

A grande notícia para a cidade de Rubinéia as vésperas do dia Turismo que será comemorado na segunda-feira dia 8 de maio foi a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo da aprovação do Projeto de Lei 258, de 2017 que classifica como de Interesse Turístico o Município de Rubinéia. O prefeito Cidão Goulart foi informado da classificação no final de abril. O deputado Itamar Borges foi um dos parlamentares a votar pela Lei e promover vários encontros entre os municípios e a Secretaria de Estado para conclusão do projeto. O governo de São Paulo espera ampliar mais o número de municípios com esta qualificação.

(Cidão Goulart (Prefeito de Rubinéia) Itamar Borges (Dep. estadual) e Carlos Fernando (Secretario de Turismo)

Tal classificação traduz o reconhecimento, de que Rubinéia oferece a seus visitantes boa infraestrutura e expressivos atrativos turísticos (naturais, culturais, históricos, gastronômicos, entre outros), e também estimulará significativamente a ampliação, o fortalecimento e o aprimoramento das atividades dos vários segmentos econômicos locais envolvidos no turismo.

Para obter este Reconhecimento, Rubinéia apresentou durante o Mandato da ex-prefeita Clevoci Cardoso, informações que comprovaram as condições indispensáveis e cumulativas para a classificação de Município como de Interesse Turístico. São elas: (a) ter potencial turístico; (b) dispor de serviço médico emergencial e, no mínimo, dos seguintes equipamentos e serviços turísticos: meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística; (c) dispor de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos; e (d) possuir expressivos atrativos turísticos, plano diretor de turismo e Conselho Municipal de Turismo.

( Clevoci Cardoso (ex prefeita de Rubinéia) e o Deputado Itamar Borges (PMDB) )

Esta classificação, deverá proporcionar destinação de recursos financeiro do DADETUR, que é o órgão da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para serem investido na infraestrutura. Rubineia deverá receber um reforço anual no caixa de aproximadamente R$100 mil. Estes valores ainda não foram oficializados.

Os outros catorze Municípios de que trata o projeto cumprem todos esses requisitos legais. Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Santa Isabel, Tapiraí e Tatuí.

A Assembleia Legislati va de São Paulo aprovou a referida Lei após as manifestações emitidas, em relação a cada um deles, pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos - DADETUR, vinculado à Secretaria de Estado de Turismo.