25/09/2017 19h06 - Atualizado em 25/09/2017 19h06

Rubinéia fica entre as melhores cidades da região na segunda pré-classificação do VerdeAzul

Santa Fé do Sul fica fora da nota de municípios certificados.

Rubinéia conquistou a 47ª posição entre as 645 cidades do estado de São Paul,o na segunda pré-certificação no Programa Município VerdeAzul (PMVA) ao atingir 61,46 pontos dos 50 exigidos nessa fase de avaliação das ações voltadas para o meio ambiente promovidas no município, sendo a 1ª melhor pontuada na comarca de Santa Fé do Sul.

O resultado foi divulgado na última sexta-feira (22), durante o II Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa Município VerdeAzul, realizado em Rio Claro.

Para os gestores ambientais do vizinho município de Santa Fé do Sul, trata-se de importante conquista, mediante as realizações das ações ambientais na cidade e colaboração de todos setores da administração.

Na primeira classificação divulgada em junho o município havia somado 35,33 pontos.

Em 2016, Rubineia ficou na 60ª posição com 81,70 e foi o único município da comarca a ser certificado. Os demais, incluindo Santa Fé do Sul não aparecem na lista de certificação de Município VerdeAzul.

O PMVA busca melhorar a qualidade ambiental do Estado, avaliando os desempenhos dos municípios.

Santa Fé do Sul fica fora da nota de municípios certificados.

Santa Fé do Sul que já foi tri-campeão (2008,2009 e 2011,) do programa amarga atualmente, na segunda pré-classificação, a 146ª posição com 42,29 pontos. Na primeira pré-classificação divvulgada no mês de junho, a Estância Turística de Santa Fé do Sul obteve 33,33 pontos.

Ademir Maschio que esteve na cidade de Rio Claro, na última sexta-feira, voltou irritado e disse que serão tomadas providência para reverter a pífia classificação divulgada pelas autoridades paulistas e, que vai cobrar dos responsáveis uma resposta sobre o mal desempenho no município nas duas avaliações.

Ademir acredita que “multas ambientais aplicadas nos últimos anos podem ter colaborado para o mal resultado, mas que é preciso tomar providências e colocar Santa Fé do Sul pelo menos entre os municípios certificados”.

Ainda haverá uma nova avaliação que poderá reverter a atual classificação (116ª) e para isso a Secretaria Estadual do Meio Ambiente deverá enviar alguns agentes para orientar os responsáveis para cumprir as diretrizes do PMVA – Município VerdeAzul.

Em tempo, o prefeito reiterou que as podas de árvores não estão entre as diretrizes avaliadas pelo PMVA, e que as arvores que estão sendo podadas de forma radical, em breve estarão com suas copas normais, por a planta “oiti” são “brotadeiras” e retomam suas copas, como já ocorrera nas podas das árvores dos canteiros da “Avenida Navarro de Andrade” e hoje já estão frondosas, disse Maschio.