08/05/2021 06h01 - Atualizado em 08/05/2021 06h01

Santa Albertina e Urânia passam a fazer parte da Região Turística Entre Rios - Rota do Peixe

Municípios apresentaram a a necessidade da criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico e Turístico,

A partir de agora, a Região Turística Entre Rios passa a ser composta por 11 municípios da região noroeste paulista. A integração de Santa Albertina e Urânia como membros permanentes da RT Entre Rios foi aprovada – por unanimidade – durante o terceiro encontro mensal da Região Turística Entre Rios – Rota do Peixe, realizado na manhã da última terça-feira (05), em Três Fronteiras, onde os representantes foram recepcionados e receberam as boas-vindas do Prefeito Municipal Rubens José Belão.

A chegada de duas novas cidades fortalece a padronização na qualidade da recepção aos visitantes, além da busca por melhorias e novidades em todos os atrativos turísticos regionais. Para a Secretária de Cultura e Turismo de Santa Albertina, integrar a região é um importante passo para o desenvolvimento do turismo local e regional. “Planejamento e parcerias são fatores cruciais para o desenvolvimento turístico local e regional, Santa Albertina trilha novos rumos após essa parceria Entre Rios - Rota do Peixe, querendo contribuir de forma efetiva na alavancagem do nosso turismo regional”, disse Ana Patrícia de Freitas Maioli.

O Secretário de Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Urânia, Anderson Chapichi, ressaltou a importância da regionalização no setor turístico: “Será de grande valia participar dessa iniciativa voltada ao turismo regional, temos um planejamento para criação de mais atrativos turísticos no município, sendo assim, para efetivação do mesmo, a região precisa estar fortalecida, não apenas Urânia como toda Região Turística Entre Rios, visam o fortalecimento e crescimento no cenário nacional através da Rota do Peixe”.

Os encontros da Entre Rios são realizados mensalmente em cidades diferentes que integram a RT. Esta foi a terceira reunião do ano, tendo Três Fronteiras como cidade sede. Além do município, estiveram presentes na reunião, representantes de Dolcinópolis, Jales, Palmeira d´Oeste, Rubineia, Santa Albertina, Santa Clara d´Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d´Oeste, e Urânia.

Ainda visando a solidez da RT Entre Rios, foi apresentada a necessidade da criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico e Turístico, o que vai possibilitar o desenvolvimento do Plano Diretor Regional de Turismo e o fortalecimento de ações e projetos em parceria com a iniciativa privada.

A próxima reunião irá discutir o “Plano de Retomada do Turismo Regional” e a definição dos atrativos turísticos que vão compor a “Rota do Peixe”. O encontro será realizado na cidade de Santa Clara D’Oeste.