29/05/2018 06h54 - Atualizado em 29/05/2018 06h54

Santa Casa de Jales suspende cirurgias eletivas por tempo indeterminado

estoque dos demais itens poderá durar até 20 dias, exceto o gás de cozinha, cujo estoque é suficiente para apenas 07 dias.

A Santa Casa de Jales emitiu uma nota à imprensa, na tarde desta segunda-feira, comunicando a suspensão, por tempo indeterminado, dos procedimentos eletivos de pacientes ainda não internados. 

Procedimentos eletivos não tem nada a ver com eleições, como poderão supor os leitores mais desatentos. Cirurgia eletiva é aquela que pode ser adiada por até um ano, sem causar grandes problemas ao paciente.

A suspensão das cirurgias eletivas é decorrente de recomendação do Hemonúcleo de Fernandópolis, responsável pela manutenção dos bancos de sangue das santas casas de Jales, Votuporanga, Santa Fé do Sul e Fernandópolis, além do Hospital de Câncer de Jales.

O Hemocentro está recomendando a todos esses hospitais para utilizarem sangue apenas em procedimentos de urgência e emergência, ou seja, aqueles em que há risco de vida ou de perda de membro, caso o paciente não seja operado em curto intervalo de tempo.

No mesmo comunicado, a Santa Casa está esclarecendo que o estoque de anestésicos, soros e antibióticos é suficiente para 10 dias. O estoque dos demais itens poderá durar até 20 dias, exceto o gás de cozinha, cujo estoque é suficiente para apenas 07 dias.