08/05/2015 10h03 - Atualizado em 08/05/2015 16h16

Santa Clara D'Oeste / Câmara aprova Pedido de Vista em Projeto de Concessão de Diárias da Prefeitura

Vereadores pedem respeito e mais transparência do Prefeito e cobram promessas de campanha feitas por Claudiomar

Os vereadores do município de Santa Clara D’Oeste se reuniram na noite desta quinta feira (7) em sua 7ª Sessão Ordinária para deliberar sobre vários assuntos através de indicações, requerimentos e projetos de autoria do executivo. Todos foram votados e aprovados por unanimidade.

O vereador Oscarino Pereira Sobrinho (PSD), foi a única ausência na sessão e a justificou com ofício alegando problemas de saúde. A sessão foi presidida mais uma vez pelo vereador Gilmar Dias de Oliveira do PMDB, Vice-presidência da Câmara: Donizete do Socorro Alves (PSDB), Primeiro-secretario: Osmair de Oliveira (PP), Segundo-secretário: Jerfferson Munhoz (PT).

O Prefeito Claudiomar Furoni Sanches encaminhou para apreciação dos vereadores dois projetos de Abertura de Crédito Adicional Especial em seu orçamentos voltados para custeio do CODENOP e para conclusão de obras públicas. O Projeto de Lei 16/2015 que dispõe sobre a Concessão de Diárias no Âmbito da Administração Municipal foi pedido vistas pelos vereadores Sandro Socorro dos Santos (PP) e José Antonio de Faria (PSD).

Requerimentos:

Foi aprovado por unanimidade o requerimento 16/2015 do vereador Gilmar Dias de Oliveira (PMDB) que pede informações sobre os dias que são feitas as coletas de lixo e de entulhos e para que a prefeitura oriente os moradores e respeitarem as datas de coletas.

Gilmar também apresentou o requerimento 17/2015 que pede esclarecimento do Prefeito Municipal sobre o cargo de Fiscal de Obras do Município e qual o nome do funcionário designado para função. O presidente da Câmara justificou o requerimento para posteriormente acompanhar o trabalho do mesmo e solicitar esclarecimentos sobre as obras em andamento na cidade. O peemedebista também pede através de requerimentos outras informações: De quem é a responsabilidade pela fiscalização e manutenção estrutural das Torres de retransmissões existentes no município.

Outro requerimento aprovado foi de autoria dos vereadores, Sandro Socorro dos Santos (PP) e José Antonio de Faria (PSD) que pediu vistas ao Projeto de Lei 16/2015 de autoria do Prefeito Claudiomar Furoni Sanches que dispõe sobre a Concessão de Diárias no âmbito da Administração Pública Municipal. Os vereadores alegam falta de informações no projeto.

Indicações

O Vereador Gilmar de Oliveira (PMDB) sugeriu ao Prefeito que faça a colocação de placas de advertência de Perigos nas Estradas Vicinais do Município, principalmente informando a existência de pontes estreitas nas estradas rurais.

O Segundo Secretário da casa, Jeferson Munhoz, vereador do PT, fez duas indicações uma para que o executivo encaminhe Projeto de Lei que denomina o prédio da Rodoviária homenageando um dos pioneiros da cidade, “Osvaldo Bocalon” que inclusive exerceu a função de motorista e cobrador e também pediu a contratação de um Educador Físico para a área da saúde com intuito de realizar trabalhos específicos com pessoas com diabetes e hipertensos.

Uso da Palavra

O Vereador Osmair de Oliveira do PP fez uso da Palavra para pedir ao prefeito que tome providências quanto ao atendimento médico da população. Osmair disse que chegou ao seu conhecimento de que dois médicos estariam anunciando a saída do serviço público de Santa Clara. O vereador voltou a pedir união dos vereadores para lutar pelo aumento dos salários dos funcionários públicos municipais e o aumento dos Tickets que hoje está em torno de R$90,00 e o prefeito teria prometido em campanha eleitoral que nos dois primeiros anos de seu mandato iria dobrar o valor para R$130,00. Segundo os vereadores até agora a promessa não foi cumprida. Outro assunto que foi debatido durante a fala do vereador Osmar foi a revisão de 6,22% apenas atingiu os funcionários que recebem acima de um salário mínimo. Para os vereadores os funcionários que ganham menos estão sendo penalizados pela atitude do prefeito. O presidente cobrou do prefeito maior respeito com o funcionário público. Gilmar teria ouvido de um funcionário, que durante uma vista a uma repartição pública, Claudiomar teria dito que não sabia que alguns servidores não receberam a revisão de 6,22% e prometeu resolver o problema.

O vereador que mais cobrou durante o uso da palavra foi o Presidente Gilmar, que cobrou mais organização da cidade para difundir o turismo local. Gilmar disse que o executivo tem que organizar Santa Clara D’Oeste que está prestes a se tornar Município de Interesse Turístico pelo governador Geraldo Alckmin. Gilmar cobrou conclusão de obras de construção dos Portais da Cidade estão paradas desde 2010 e cobrou a colocação do nome de Santa Clara no Monumento do Encontro dos Rios Grande, Paraná e Paranaíba (Marco Zero). E cobrou uma maior divulgação da cidade para que o turista venha visitar a cidade e curtir o potencial turístico e citou o Náutico Clube Santa Clara D’Oeste que recebe milhares de turistas nos feriados e finais de semana.

Em seu discurso o vereador Gilmar de Oliveira que também é servidor público cobrou as promessas de campanha do prefeito municipal: atendimento do Médico no período noturno, doação de Prótese Dentária, atendimento gratuita de tratamento dentário (canal). A promessa das próteses foi prometida para julho de 2014, segundo o presidente da Câmara. “É uma falta de respeito à população”, disse o vereador.

Para encerrar o presidente da Câmara de Santa Clara afirmou na tribuna que o chefe do executivo falta com o respeito com o Legislativo Municipal e pediu transparência em tornar público às ações do chefe do executivo, e citou a aquisição de um Trator que foi comprado recentemente, mas não foi divulgada a origem do recurso para comprar o equipamento. Para Gilmar poderia ser colocado uma faixa informando a população se foi adquirido com recurso público municipal, ou através de secretarias e ministérios ou emendas de deputados.

 

A próxima sessão será realizada no dia 21 de maio de 2015.