21/02/2016 21h37 - Atualizado em 22/02/2016 07h55

Santa Fé / 40 homens da PM realizam Operação Pente Fino e acaba com "farra" na curva da biquinha.

300 pessoas foram fiscalizadas, 14 veículos foram apreendidos, BOs de porte de entorpecente e consumo de drogas e bebida alcoólica entre menores.

Depois de receber muitas reclamações de proprietários de ranchos situados no Bairro das “Águas Claras”, em Santa Fé do Sul, denunciando que nos finais de semana, principalmente sábado de madrugada, estava impossível trafegar na vicinal que dá acesso aos ranchos, no trecho conhecido como curva da biquinha há 400 metros do restaurante Marina e nas imediações do parque ecológico das Águas Claras.

Segundo as denúncias, ocorria uma grande concentração de pessoas com motos e carros com som extremamente alto, usando muita bebida alcoólica, drogas, etc.

Durante a operação deste sábado (20), segundo o Capitão Fernando Benitez, comandante da Polícia Militar, no local também registrou um número elevado de pessoas, inclusive menores de idade. O local estava totalmente sem iluminação. As pessoas usavam as margens do Rio e também a faixa de rolamento, dificultando o trânsito dos veículos dos turistas e proprietários de ranchos.

O Capitão Fernando Benitez disse que a operação Pente Fino foi planejada com a participação de 40 Policiais Militares, Conselheiros Tutelares, e foi necessário utilização de um ônibus para transportar os autuados e um caminhão guincho para transportar os veículos que foram apreendidos por estarem em situação irregular. “Esta operação teve como objetivo conter os abusos praticados naquela região e demos uma resposta à sociedade, garantindo o direito de ir e vir das pessoas, como os proprietários de ranchos e turistas que necessitavam passar por aquele local”, disse Benitez.

Segundo o comandante da PM, a operação também foi realizada para proteger os menores em situação de rísco, o que deveria ser feito pelos pais, já que durante a atuação policial foi verificado uma grande quantidade de bebida alcoólica, drogas, e a potencialização do perigo em virtude do rio estar bem ali, aos pés das pessoas, esclareceu Benitez.

Balanço da Operação Pente Fino

No local havia aproximadamente 300 pessoas e todas elas foram fiscalizadas, dentre as quais, 53 menores de idade, que foram separados, identificados, colocadas em um ônibus e levadas para a Delegacia de Polícia Civil do Município.

Os menores somente foram liberados para os pais, que foram buscá-las por volta das 5h00 sob a presença do Conselho Tutelar.

Ao todo foram apreendidos por irregularidades, 10 motos e 4 carros.

A Polícia Militar confeccionou 36 autuações de trânsito.

Foram lavrados oito Boletins de Ocorrência, sendo cinco portes de entorpecentes, um automóvel abandonado, um BO de apreensão bebidas alcoólicas, facas, soco inglês, etc. e uma ocorrência de desacato. Foram oito CLA recolhidos e 2 CNH.

Consequências

O Comandante Benitez já informou que a Polícia Militar fará o patrulhamento preventivo para que naquele local não aconteça estas aglomerações, protegendo assim, o direito de ir e vir das pessoas.

A PM também constatou durante a “Operação Pente Fino” realizada na noite e madrugada de sábado (20) para domingo, que grande parte dos homens ali presentes são conhecidos no meio policial, por terem cometidos crimes de furtos (ladrões), trafico e usuários de drogas.