30/03/2022 15h05 - Atualizado em 30/03/2022 15h05

Santa Fé / Acadêmicos do curso de Medicina iniciam aulas práticas em Clínica Cirúrgica na Fesat

Parceria com a Fundação Estadual de Saúde de Aparecida do Taboado
Deixar a sala de aula para iniciar as atividades práticas, além do desejo dos acadêmicos, é uma necessidade para a formação de profissionais de excelência. Nesta semana, acadêmicos dos 5º e 6º termos do curso de Medicina do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, iniciaram as aulas práticas da disciplina de Clínica Cirúrgica na Fundação Estadual de Saúde de Aparecida do Taboado – Fesat.
 
Sob a orientação dos professores doutores Filinto Júnior e Leonardo Faidiga, os acadêmicos atuarão semanalmente, acompanhando e observando os procedimentos cirúrgicos. “A Fesat é mais um espaço onde firmamos parceria para que nossos alunos possam realizar as atividades práticas. A inserção dos acadêmicos nos ambientes de saúde é imprescindível para sua formação, para que possam assimilar, na prática, o que aprendem na teoria, em sala de aula”, disse a coordenadora do curso, Profª Me. Taise Jordão.
 
A experiência de acompanhar de perto um procedimento cirúrgico foi descrita pela aluna Lais Barrozo Mello, do 6º termo. “Foi uma experiência sensacional. O pessoal de la [profissionais da Fesat] foi bem receptivo, todos tiveram muita paciência para nos explicar. Ficamos felizes com tudo isso, por terem nos recebido tão bem. Nenhum dinheiro compra isso!”.
 
O presidente do Unifunec, Fernando Benitez, afirmou que a instituição tem investido na infraestrutura necessária para atender às demandas do curso. “Sabemos da importância de oferecer aos acadêmicos espaços adequados à realização das atividades práticas do curso, que são diversas e extremamente importantes. Inauguramos recentemente o espaço de Ensino e Pesquisa na Santa Casa de Misericórdia, o Ambulatório de Pediatria no Clias e o Ambulatório Clínico Geral no Lar Madre Paulina. Também firmamos convênio com a Associação e Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, do Frei Francisco, para que realizem atividades práticas no Hospital Regional de Ilha Solteira, e a parceria com a Fesat. Estamos e continuaremos investindo a fim de que o curso de Medicina forme grandes profissionais”.
 
Segundo o reitor do Unifunec, Prof. Dr. Guilherme Hiroshi Yamanari, o contato do aluno com o paciente sedimenta o aprendizado e prepara o graduando para atuar no dia a dia, após concluir o curso. “Um ensino completo é feito da soma da teoria com a prática. O contato com os pacientes, a participação dos alunos no processo desde o diagnóstico até a solução do caso, contribui para que assimilem o conteúdo e compreendam a complexidade dos atendimentos em saúde, preparando-os para atuarem com assertividade”.(da assessoria)