07/10/2017 09h37 - Atualizado em 07/10/2017 09h37

Santa Fé/ Em Parceria com Governo de SP, Municípios e Partmed, Santa Casa fará cirurgias de catarata

Estão previstas atendimento de 90 pacientes que estão a espera da cirurgia que a Santa Casa não realiza desde 2009

Desde 2009 a Santa Casa não realiza cirurgias eletivas de cataratas, e uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo que destinou R$57 mil vai proporcionar a cirurgia para 90 pacientes.

As primeiras cirurgias serão realizadas no dia 21 de outubro na Santa Casa de Santa Fé do Sul em parceria com os profissionais da Partmed – Saúde e Medicina. Na primeira etapa serão 40 pacientes atendidos e as demais acontecerão no dia 28.

Atualmente existem cerca de 300 pessoas à espera de atendimento do AME de Santa Fé do Sul.

Parcerias

As parecerias com a Partmed, Secretaria Municipais de Saúde dos municípios de Santa Fé do Sul, Nova Canaã Paulista, Três Fronteiras, Santa Rita D’Oeste, Santa Clara D’Oeste Rubineia tornou possível estes atendimentos que foram autorizados pela DRS – Diretoria Regional de Saúde de São José do Rio Preto.

A equipe do oftalmologista José Renato Pizarro (Partmed) fez a triagem e uma reavaliação de cerca de 100 pacientes cadastrados no SUS na sexta feira (6) e, que agora serão agendados para as cirurgias nos dias 21 e 28 de outubro.

A Partmed é uma clínica médica recém instalada na cidade de Santa Fé do Sul e possui em seu quadro vários especialistas com realização de consultas e  exames e fica na Rua 05, n° 1242 - Centro.

O que é a catarata?

1-  O termo "catarata" é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris (Figura), seja ela congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex. uveíte), tabagismo, alcoolismo, secundária ao uso de certos medicamentos (ex. corticoides) ou a trauma ocular (contuso, perfurante, por infravermelho, descarga elétrica, radiação ultravioleta, raios X, betaterapia ou queimaduras químicas graves).

A cirurgia

A cirurgia da catarata consiste da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma prótese transparente (lente intraocular) para possibilitar melhor passagem dos estímulos luminosos para o interior do olho e é denominada facectomia com implante de lente intraocular. Segundo o médico José Renato Pizarro disse que o procedimento é rápido e demora em torno de dez minutos. A recuperação também é bastante rápida, cerca de uma semana.