08/12/2014 08h42 - Atualizado em 08/12/2014 08h42

Santa Fé Sul / Representantes da ANA se reunirão com Piscicultores na sexta feira (12)

Audiência Pública vai discutir baixo nível dos reservatório

Piscicultores da Região de Santa Fé do Sul participaram de audiência pública com representantes da ANA – Agencia Nacional das Águas na próxima sexta feira dia 12 de dezembro.

Os representantes da ANA irão sobrevoar o reservatório para conhecer a real situação do nível das águas e em seguida debaterão com os produtores de peixes e da cadeia produtiva do lago sobre as medidas a serem adotadas para manter o uso múltiplo dos rios de acordo com o que prevê a Constituição.

Atualmente o Operador Nacional do Sistema Elétrico prioriza a produção de energia e os reservatórios tem se mantido na cota 319 quando a legislação prevista e a operação na cota 323. O O N S quer operar na cota 314 o que causaria o caos para a produção de peixes em tranques redes que tornou a região a maior produtora de Tilápia do Brasil.

O problema do baixo nível dos reservatórios também causam prejuízos ao turismo, transporte hidroviário, lazer e irrigação da agricultura.

Segundo a APROPESC – Associação dos Piscicultores de Três Fronteiras e Região ha tempos tem tentado dialogar com autoridades do governo federal as questões relacionadas às águas do reservatório hidrelétrico de Ilha Solteira, que tem sofrido baixas em decorrência de decisões unilaterais e prejudicado sobremaneira a região, causando prejuízos às atividades econômicas que dependem do reservatório, tais como turismo, transporte hidroviário, abastecimento, irrigação, e principalmente a piscicultura.

A audiência que irá discutir com piscicultores e demais usuários, a situação presente e futura do nível das águas do reservatório, terá a presença do presidente da A.N.A. - Agência Nacional de Águas.

O presidente da associação Oswaldo Clovis Carbone Junior convida todos os interessados para participar da reunião em Santa Fé do Sul, no próximo dia 12 de dezembro, quando receberá os usuários dessas águas, a partir das 11h00, no Anfiteatro do Campus II, da FUNEC - Avenida Mangará nº 477.