25/06/2020 16h14 - Atualizado em 25/06/2020 16h42

Santa Fé do Sul - 72 anos de Fundação / SAAE-Ambiental presente no dia-a-dia e no desenvolvimento

Superintendente Milton Carvalho faz balanço da atual estrutura do SAAE, funcionamento e projetos de novos investimentos

O Serviços Autônomo de Água e Esgotos de Santa Fé do Sul – SAAE Ambiental fundado em 1968 (52 anos) atualmente registra 17.374 ligações de água e possui uma rede de coleta de esgotos de 128,89 KM, e 100% do tratamento do abastecimento de água e do esgoto coletado.

Atualmente a autarquia municipal tem como superintende Milton Ricardo de Carvalho que nesta semana, por ocasião do aniversário de Santa Fé do Sul, comemorado, ontem, 24 de junho – 72 anos de fundação, ressaltou em entrevista ao site informamais-interativa web-tv, a importância do SAAE no desenvolvimento da cidade.

O Superintende apontou o planejamento para os próximos anos, a estrutura existente e as benfeitorias que estão sendo realizadas na atual estrutura e a valorização dos funcionários.

Milton Carvalho disse que atualmente o SAAE concentra cerca de 99 funcionários que atendem diariamente a comunidade.

“Hoje o Saae possui uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que conta com um laboratório, onde técnicos especializados trabalham na análise da água que está sendo tratada, e monitoram constantemente sua qualidade”, explicou

Toda água consumida atualmente pelos moradores de Santa Fé do Sul é oriunda da represa de captação que após ser tratada, ela é aduzida (levada) para os reservatórios.

O Saae possui três reservatórios de água tratada, que juntos têm a capacidade de armazenamento equivalente a 3.500.000 litros. São reservatórios térreos e elevados, dependendo das necessidades da região atendida.

A partir dos reservatórios a água é distribuída à população por meio de uma malha subterrânea, com cerca de 133,62 km composta por tubulações de diversos diâmetros.

Onde estão localizados os poços e os reservatórios?

Para aumentar a capacidade de produção da água consumida diariamente pela população, existem outros 10 poços artesianos espalhados em vários bairros de Santa Fé do Sul, cada um com um reservatório instalado no local. “Estes postos estão localizados nos Bairros: Bartolo Rossafa, Jardim Universitário, Europa III, Monte Carlo, Alto da Bela Vista,  Jd. Itália, Villa Lobos, Distrito IV, São Francisco e Village”.

Tratamento de esgoto - sistema - lagoas existentes

O Superintendente do SAAE Milton Carvalho também explicou sobre o atual sistema de tratamento de esgotos existente que a  rede coletora de esgoto do Saae atende 100% da população e permanece em constante expansão na exata medida do crescimento da cidade.

O nosso sistema de tratamento de esgoto é composto por duas bacias, a Bacia do Córrego da Mula, e a ETE na Bacia do Córrego do Marruco.

O conjunto dessas lagoas funcionam no sistema australiano, em série, sendo a primeira anaeróbica, que recebe o esgoto, bruto, atuando na pré-remoção de resíduos, após esse fase, o processo continua na lagoa facultativa, complementando-se o ciclo de tratamento, sendo, seu efluente encaminhado à célula de maturação, objetivando-se considerável redução de coliformes antes de ser conduzido ao curso d'água natural.

Caminhão Pipa

O SAAE também mantém a prestação de serviço de abastecimento volante através de caminhão pipa que atende as escolas, entidades, órgãos públicos municipal e estadual, nos eventuais casos de falta de água. Além de prestar serviços à comunidade como: desobstrução de esgoto e etc.

Manutenção

Para manter em funcionamento e atender as necessidades emergenciais Milton também informou na entrevista que “da mesma forma que o Departamento de Água, o sistema de coleta, e tratamento de esgoto do SAAE possui toda infraestrutura de manutenção montada, formada por equipes de funcionários especializados e equipamentos específicos, atendendo a população 24 horas por dia”.

Investimentos / Projeto da Nova Lagoa

A construção de uma nova lagoa de tratamento de esgotos está sendo executada por etapas e segundo informou Milton Carvalho, já foram construídos 2.400 metros de emissário, ligando a antiga lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto Jacu Queimado até uma propriedade rural adquirida pelo Saae para construção da nova lagoa. Até o momento foram investidos aproximadamente R$ 800 mil e o SAAE está aguardando licenças ambientais, para dar prosseguimento à implantação da nova Lagoa.

Aterro Sanitário

Outro investimento feito pelo SAAE nos últimos ano foi a implantação de um novo Aterro Sanitário, que foi iniciado e implantado na gestão do ex-superintendente Armando Rossafa e já está em funcionamento. Na atual gestão foi instalado 874 metros de alambrado fechando toda área do Aterro Sanitário. Também será instalado um portão eletrônico para controle de acesso. Cumprindo as recomendações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O Aterro é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana e Santa Fé do Sul recolhe em média 25 mil kg por dia na cidade.

Poço Profundo

Milton Ricardo de Carvalho também disse que a equipe do SAAE e o Prefeito Ademir, juntamente com os técnicos da Prefeitura já realizam estudos para implantação de um poço profundo de captação de água, que irá garantir ainda mais o abastecimento de água para a população, mesmo em tempos de seca. “É um estudo de médio e longo prazo, mas será de grande importância para projetar o crescimento populacional de Santa Fé do Sul.

Feliz Aniversário Santa Fé do Sul

“Estamos comemorando 72 anos de fundação de nossa cidade, e o SAAE há 52 vem oferecendo qualidade de vida a população, com garantia de abastecimento de água tratado e 100% de  coleta e tratamento de esgotos. Nossa equipe parabeniza a cidade e toda sua população, e estamos 24 horas a disposição para garantir essa prestação de serviço essencial e de excelência a toda população, Parabéns Santa Fé do Sul”, Milton Ricardo de Carvalho, superintendente do SAAE Ambiental. (colaborou - Flavia Silvestrine)