26/02/2019 16h45 - Atualizado em 26/02/2019 16h45

Santa Fé do Sul / 3º Sargento Tonholo da 4º Cia se aposenta após 30 anos de dedicação a PM/SP

Casado e pai de dois filhos, despedida de Tonholo aconteceu na manhã de hoje (26) durante um café da manhã no anfiteatro da UNIFUNEC

O 3º Sargento da Polícia Militar da 4ª CIA de PM de Santa Fé do Sul, Valdenir José Tonholo com 52 anos idade, se despediu dos companheiros da CIA na manhã desta terça-feira, 26 de fevereiro em um café da manhã oferecidos aos presentes. O comando da 4ª CIA e todo o efetivo participaram também de uma reunião ordinária mensal para avaliação dos trabalhos e planejamento de atuação nas comunidades e também sobre as medidas de segurança durante o Carnaval.

Tonholo é casado há 30 anos com Aparecida Vilalva Tonholo, pai de Franklin Vilalva Tonholo, também Policial Militar em Rio Preto, de 26 anos e Sand Casarin Vilalva Tonholo de 25 anos. Tonho é filho do casal Aparecida e Aparecido Tonholo, moradores da cidade de Três Fronteiras, ambos participaram da despedida cantando e tocando violão de clássicos da música brasileira.

Ao informamais, Tonho falou da sua despedida com alegria no coração. “Com alegria que hoje me reuni com os amigos da Polícia Militar da 4ª CIA no momento que estou comemorando a aposentadoria, a reserva e o merecido descanso, mas vamos continuar nas minhas atividades pessoas que faço há muitos anos também”, falou Tonholo. “A aposentadoria é uma vitória que almejamos com Fé no Deus Maravilhoso e hoje conquistamos com grande alegria”.

Tonholo ingressou na Polícia em 12 de março de 1991, na cidade de São José do Rio Preto e logo se transferiu para Santa Fé do Sul e criou raízes construindo sua família. Em 16 outubro de 2018 foi publicada oficialmente a sua aposentadoria (Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

 “Santa Fé do Sul é uma cidade prazerosa para se viver, para trabalhar e uma população maravilhosa, que me fez permanecer até hoje nesta cidade”, agradeceu o 3º Sargento.

O que significou sua carreira na PM de São Paulo?

“Na minha época de criança eu via a Polícia como um serviço de repressão. Quando uma pessoa ingressa na Polícia a gente percebe que não se trata disso, por que a Polícia venho pra ajudar, ser um instrumento de qualidade de vida de uma comunidade, de segurança. Como em toda profissão, o cidadão está sujeito a erros e a maioria quando erra não fez por que quis, eu tenho uma grande admiração a Polícia Militar onde vivi e aprendi muito, criei meus filhos e minha família também aprendeu a admira-la.”

O Proerd – Programa Educacional de Resistência as de Drogas foi o grande desafio na sua carreira militar?

“O Proerd foi um programa onde atuei por 19 anos e lá pude trabalhar com cerca de 15 mil crianças e jovens, é uma extensão importantíssima da Policia Militar Comunitária. Esse programa da PM tem um grande reflexo social na comunidade, e com certeza fez uma grande diferença na minha carreira”, comentou Tonholo.

Sua mensagem a todos os companheiros da 4ª Cia e a População?

Eu queria agradecer a todos que estiveram presentes comigo e dizer que a vida é maravilhosa, pode até ter problemas, mas tudo é passageiro e a frase que eu guardo em minha vida é: “A vida não precisa ser perfeita para ser Maravilhosa”

O comandante da 4º Cia. de Santa Fé do Sul, Capitão Fernando Benitez Camargo também prestou homenagem ao 3º Sargento Tonholo.

Para Benitez, o encontro desta manhã foi uma homenagem justa e merecida e após 30 anos de serviços prestados a comunidade paulista, o Policial e hoje 3º sargento reformado Tonholo sempre se mostrou exemplar, um profissional que enalteceu o trabalho da Polícia Militar Paulista, é bastante reconhecido na comum idade local e muitas qualidades pessoais e profissionais e hoje é um dia especial e festivo para ele e sua família que estiveram presente na sua despedida da PM/SP. Agradecemos por todo seu empenho e serviços prestados à toda  população paulista nestes 30 anos e que ele seja feliz nesta nova caminhada após a sua aposentadoria”, homenageou o capitão Benitez.

O Tenente J.Perez também analteceu o trabalho e a dedicação de Tonho. "Quero agradecer ao “Cabo Tonholo”, por todo o tempo que se dedicou a Policia Militar onde durante toda sua jornada sempre se apresentou ao trabalho com sorrisos e felicidade, transmitindo coisas boas por onde passou e se dedicou muito a sua carreira e foi muito querido dentro da corporação, nas escolas e em todos os setores da comunidade de Santa Fé do Sul. Desejo muitas felicidades na nova etapa de sua vida e que continue transmitindo essa bondade que está em seu coração por toda a sua vida e fazendo o bem as pessoas que estão ao seu redor. Parabéns ao 3º Sargento Tonholo em nome de todo nosso efetivo”.