26/12/2016 12h04 - Atualizado em 26/12/2016 12h04

Santa Fé do Sul / 7 são detidos e levados à Delegacia soltando pipa com cerol e multados e R$530,00

Fim de semana do Natal com pequeno número de ocorrências registradas

Os números de ocorrências policiais registradas no fim de semana do Natal foram considerados tranquilos pelas autoridades policiais de Santa Fé do Sul.

O trânsico rregistrou um número alto de acidentes:10  no total, sendo dois sem vitima e 8 com vitimas.

Foit denunciado pelo telefone 190 da Polícia Militar uma direção perigosa de veículo na rua 2. No local a PM constatou que várias pessoas estavam fazendo algazarra e dois motoqueiros estavam empinando motos e, após chegda da PM no local, houve acompanhamento durante a fuga dos motoqueiros e uma mota foi apreendida e o condutor detido e o mesmo também foi enquadrado no crime de desacato. O rapaz fo autuado e levado da Delegacia de Polícia.

Ainda foi feito o registro de perturbação de sossego, o vizinho reclamou do som alto durante a madrugada. Uma lesaão corporal, na rua 7 de setembro, uma briga entre casais, onde o marido agrediu a esposa com um golpe da garrafa atinginndo a cabeça da mulher. O marido foi localizado e preso, enquadro na Lei Maria da Penha.

No dia de Natal, no final da Rua 1, o proprietário de uma chácara denunciou que vários individuos estavam soltando pipa na sua propriedade utilizando linha com cerol. Segundo relatos do proprietário, alguns animais teriam sido feridos com as linhas de cerol e por isso chamou a PM, além do risco de atingir pessoas. O proprietário denunciou o fato e afirmou que os rapazes estavam comercializando a linha de cero. Sete pessoas foram conduzidas a delegacia de policia e lavrado multa por uso de cerol. Em Santa Fé do Sul uma Lei municipal autoriza a aplicaão de multa para quem usa e vende linha de cerol. A GCM - Guarda Civil Municipal é a responsável pela fiscalização. Todos os envolvidos foram multados.

Lei Municipal que coibie uso e venda de linha com cerol.

Decreto nº 3.913 de 08 de agosto de 2016, que dispõe sobre a regulamentação da Lei nº 2.602, de 29 de julho de 2009, alterada pela Lei nº 3.373, de 16 de setembro de 2015, que proíbe a comercialização e utilização de cerol no município.

A Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) é a responsável pela fiscalização dos infratores que fazem uso de cerol ou similares em linhas de pipas.

A pessoa que for pega desrespeitando a lei pagará uma multa no valor equivalente a 3,0(três) UFM (Unidade Fiscal do Município) totalizando o valor de R$ 530,07. Quando o infrator for menor de idade, os pais serão, para todos os efeitos, os responsáveis.

O pagamento de multa não exime o infrator das respectivas responsabilidades civil e penal, no caso de se registrarem, com o uso do cerol, danos à pessoa física, ao patrimônio público ou à propriedade privada.

A Guarda Municipal orienta a todos a não usar material cortante para soltar pipa, que além de ser muito perigoso. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 ou 199.