20/09/2020 20h04 - Atualizado em 20/09/2020 20h04

Santa Fé do Sul / 84% dos pais de alunos não aprovam volta às aulas presenciais

Questionário foi elaborado para avaliar possível retorno das aulas presenciais no dia 08 de outubro. Decisão será tomada nesta semana

A Secretaria Municipal de Educação promoveu reuniões com representantes de Pais de alunos, equipe pedagógica, incluindo das Escolas Particulares, Escola Estadual, ETEC e o Conselho Municipal de Educação para discutir a possibilidade de retorno às aulas, após os 28 dias na Fase Amarela do Plano São Paulo de retomada, critério definido pela Secretaria Estadual de Educação. As reuniões contou com a presença da enfermeira da Vigilância Sanitária do Município Valéria Campoi que apresentou dados epidemiológico da COVID 19 no Município de Santa Fé do Sul e região.

Segundo o Secretário da Educação, Carlos Rogério Garcia, “as reuniões serviram para a elaboração e aplicação de um questionários com perguntas elementares, direcionadas aos pais e responsáveis pelos aluno, aos funcionários do setor administrativo da Secretaria de Educação e escolas particulares, com representantes das equipes pedagógicas (professores, coordenadores e diretores).” Carlinhos explicou que o objetivo do questionário é de obter embasamento sobre a possível retomada das aulas presenciais.

O questionário ficou disponibilizado no site da prefeitura e também enviados através de grupos de whatsapp, onde estão presentes estes representantes. Também foi disponíbilizado aos participantes os protocolos estabelecidos para a retomada das aulas, que indica a nova rotina das escolas, inclusive com o número máximo de alunos nas aulas presenciais no primeiro momento da possível retomada. A análise dos dados será feita nesta segunda feira (21). Até quinta-feira (17) já haviam sido enviadas mais de 1.300 respostas pelos pais e ou responsáveis dos alunos.

Segundo a primeira análise, a Secretaria da Saúde e da Educação, observaram diante das respostas, que existem cerca de 140 crianças consideradas grupos de riscos, e estas não irão retornar as aulas presenciais, de acordo com o protocolo.

Respostas.

Tendo em vista o período de atividades remotas, não presenciais propostas pela escola, seu filho conseguiu participar?

Sim – 73,8%

Não – 3,2%

Parcialmente – 21,1%

Caso a Escola retorne presencialmente, seu filho voltará a frequentar o ano letivo de 2020?

Não – 84%

Sim – 15,4%

Em sua residência há pessoas com mais de 60 anos de idade, ou em grupo de risco?

Sim – 47,6%

Não – 52,4%

Você prefere que seu filho continue as aulas online, não presencial, no ano de 2020?

Sim - 85,1%

Não – 14,9%

Na sua casa teve algum caso confirmado de Covid 19?

Não tiveram nenhum caso – 89%

na residência Sim, nem precisou ficar internado – 9,2%

Teve caso e precisou ficar internado - 1%

 

Nesta primeira análise, a maioria de pais e responsáveis não aprovam a volta das aulas presenciais. Para definir a volta das aulas presenciais, ou não, outros elementos nortearão a decisão, como as considerações da Secretaria de Saúde. Até terça feira haverá uma decisão sobre o tema em Santa Fé do Sul.