01/12/2017 10h14 - Atualizado em 01/12/2017 10h19

Santa Fé do Sul / A CULTURA EM LUTO! Morreu a Professora Maria Rocha

Pioneira e Primeira professora de Santa Fé do Sul

(com Beto Alcala - Ex Secretário de Cultura)

Como se não bastassem as perdas culturais do dia a dia onde cada vez mais a formação cultural vai ficando em segundo plano, hoje perdemos quem ajudou a nos “formar” tanto na educação como na cultura!

A Professora Maria Rocha, faleceu aos 87, na tarde desta quinta-feira (30) na varanda da sua casa por volta das15h00. Ela foi casada com o senhor Jerônimo Xavier que também faleceu em fevereiro de 2017 aos 94 anos. Maria da Rocha era mãe de José Jorge e de José Marcos (adotivo) e deixa dois netos. O seu sepultamento aconteceu as 9h00m desta sexta feira (1).

Jerônimo Xavier e Maria Rocha chegaram em Santa Fé do Sul em 1946 e também foram doadores de uma das peças mais antigas do acervo cultural do município: o Violino que pertenceu ao Frei Canuto, fabricado em 1928. Canuto rezou a primeira missa em Santa Fe do Sul.

Maria Rocha dedicou sua vida a fazer o bem, levar conhecimento e alegria às pessoas. Perdemos Maria Rocha Xavier.
Eu, em meu último adeus no velório municipal escrevo o seguinte texto

Queridos amigas e amigos, amigos da época da seresta que aprendemos com aqueles que aos poucos se despedem da gente... com olhos marejados... estou aqui no velório me despedindo da nossa querida Maria Rocha....Mulher de voz forte e de firme afinação, adorava cantar Café Nice empolgando a todos, esposa de “seo” Jerônimo, exímio violonista que, acompanhado de seu violão dinâmico, enchia nossas noites Santafessulenses de música de qualidade, serestas das boas.
Aos poucos nos damos conta que eles estão nos deixando ... deixando conosco saudades e seus legados musicais que não “damos conta” de difundir e imortalizar.

Vejo aqui “seo” Nego Caçador, já fraquinho, quase sem forças mas ainda pronto a representar nossos seresteiros mais antigos, talvez um dos últimos da “velha guarda” que hoje nossa “Cultura” quase não se lembra mais......e assim se foram.... Baciclides Basso, Ditão pintor, João do bandolim, “seo” Dico da rabeca... “seo” Jerônimo e tantos outros.

A 17h00m aqui em Santa Fe derramou como num lamento, uma chuva torrencial, chorou conosco essa grande perda! E nossa música ficou um pouco mais calada, silenciosa...
Hoje no Céu certamente tem festa das boas! Hoje é dia e noite de seresta!!! Vá em paz, minha querida Maria Rocha!