A Aquishow Brasil chega ao fim e se firma como a maior e mais importante feira da psicultura de água doce da América Latina. Realizada em Santa Fé do Sul – SP, a 10ª edição do evento movimentou ao menos R$ 19 milhões em negócios, segundo dados fornecidos por 25 dos 138 expositores. Além disso, foram realizados orçamentos que poderão virar negócios futuramente. Como em 2018, que somou R$ 55 milhões de negócios fechados pós-evento.
Esse número representa o maior da história da feira. “O evento como um todo superou as nossas expectativas. Ainda mais se a gente considerar o cenário econômico do País. Investimos em inovações, ajustes de estruturas e proporcionamos melhores condições de negócios. Encerramos mais uma edição sabendo que contribuímos e impactamos o setor de forma positiva”, afirma Marilsa Patrício, diretora da Aquishow Brasil.
Com mais de 3 mil visitantes, o evento reuniu todos os elos da cadeia produtiva de organismos aquáticos, com representantes nacionais e internacionais, como a comitiva de empresários do Chile, reforçando a internacionalização do evento. Foram quatro dias de intercâmbio de ideias e experiências e, assim, aperfeiçoamento das práticas de produção e comercialização desses produtos.
Para o presidente da Peixe SP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União), Emerson Esteves, a Aquishow Brasil quebra barreiras novamente e caminha para o reconhecimento internacional. “Não temos dúvidas que estamos entre as cinco maiores feiras da psicultura de água doce do mundo. Vamos potencializar nossa estrutura e a relação entre as empresas, para que possamos cada vez mais atrair os interessados e contribuir o crescimento do setor”, afirma.
Santa Fé do Sul
Uma das maiores produtoras do tilápias do Brasil, Santa Fé do Sul se destaca na estrutura e preocupação que o setor de aquicultura recebe. A cidade, que é banhada pelo Rio Paraná – o segundo maior do país-, produz cerca de 50% de toda a tilápia consumida no estado de São Paulo.
Último dia
A sexta-feira, 17, quarto e último dia do evento foi dedicado à visitações técnicas em uma psicultura e em uma fábrica de ração. A organização disponibilizou ônibus para os participantes, que entraram em contato com diversos processos da piscicultura, como genética, produção de alevinos, tipos de tanques, etc.
A 11 edição da Aquishow está confirmada para 2020, assim como a segunda edição do Prêmio Inovação Aquícola, do concurso Filetador de Ouro e do Master Fish.
(da assessoria)