15/10/2019 11h33 - Atualizado em 15/10/2019 11h33

Santa Fé do Sul / Associação Comercial e Prefeitura lançam Campanha para não dar esmolas

Cerca de 80 migrantes são atendidos mensalmente pela Assistência Social

A Associação Comercial e Empresarial, Sincomercio e Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul lançaram nesta manhã de terça-feira (15) a Camapnaha de Conscientização, “Não Dê Esmolas, Dê Oportunidade!”.

O lançamento aconteceu na sede da ACE e Sincomercio e contou com as presenças do Presidente Toninho do Martins, do Prefeito Ademir Maschio, da Presidente do Fundo Social Maria Lúcia Maschio, da Secretaria Franciele Maximiano Santana, do comandante da GCM Everson Merigh Pinha e assessores da secretaria de Ação Social.

O Prefeito Ademir Maschio pediu a colaboração de todos para que evitem dar esmolas e colocou toda a equipe da Assistência Social para auxiliar população e aumentar a conscientização para não dar esmolas.

Toninho Martis prometeu envolver todos os comerciantes na Campanha e destacou que é necessário manter um discurso único para evitar o aumento de pedintes nas ruas de Santa Fé do Sul.

Rotineiramente o CRAS faz acompanhamento dos migrantes que chegam da região e estados vizinhos e, nos últimos meses o acolhimento aumentou bastante na Casa de Passagem e Albergue Noturno que atrai ainda mais os migrantes. Neste locais são oferecidos marmitas no horário do almoço para as pessoas que não mora na cidade, exceto aqueles santafessulenses que vivem em situação de rua.


O fluxo de migrantes no município é em média 60 a 80 atendimentos por mês, de acordo com levantamento feito desde janeiro. Na maioria são homens, seguido de idosos e mulheres em menor quantidade.

As blitz da campanha vão acontecer nos faróis e nos principais cruzamentos do centro comercial, com exposição de faixas, banners, fixação de cartazes e distribuição de panfletos da campanha “Não Dê Esmolas”.
A campanha quer chamar a atenção de toda a população dos bairros e também na área comercial da cidade.

A mensagem da campanha diz que “além de não resolver o problema, o ato de dar esmolas colabora para a permanência das pessoas nas ruas e cria a ilusão de que é possível viver por meio da mendicância.”

A secretaria dispõe atualmente também de serviços de assistência aos migrantes que necessitam de passagens de ônibus para retornar a sua cidade de origem. O atendimento destas pessoas acontece no Creas até as 16h30m.

A Campanha também irá promover uma peça de Teatro - Amigo Invisível no Complexo Turístico e Cultural, no dia 29 de outubro as 19h00m. Quem quiser contribuir poderá levar um kilo de alimento, a entrada é franca.