19/08/2019 18h40 - Atualizado em 19/08/2019 19h17

Santa Fé do Sul / Associação Peixe SP se reunirá nesta terça-feira com vereadores

Dirigentes apresentarão a íntegra da proposta de instalação do "Parque do Peixe" em área pública localizada no Bairro Águas Claras.
A Foto que anuncia esta matéria é datada de 2016, durante uma sessão ordinária da Câmara, que aprovou por unanimidade uma Moção de Aplausos aos diretores do Aquishow daquele ano, e nesta terça-feira, as 7h30m a Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União – Peixe SP, representada pelo seu presidente Emerson Esteves e a diretora Marilsa Fernandes retornarão aquela casa legislativa para um encontro marcado com os nove vereadores de Santa Fé do Sul, para expor a íntegra do Projeto de Instalação do Parque do Peixe. Daquela época, ainda estão com cadeiras efetivas os vereadores Evandro Mura, Leandro Magoga e Ronaldo Lima, o primeiro ainda na oposição e os outros dois integram a base governista. A Moção de Aplauso foi apresentada pelo então vereador e hoje vice-prefeito Alcir Zaina, e foi assinada por todos os demais edis.
 
Mas vamos a pauta do encontro desta terça-feira. A Associação tentará convencer os vereadores em aprovar uma eventual "concessão de uso" por tempo a ser determinado de área pública localizada na Vicinal Manoel de Matos, Bairro Águas Claras em frente ao Parque Ecoturístico.
 
A Área foi adquirida pela Prefeitura em 2014 pelo ex-prefeito Armando Rossafa Garcia (PSDB) por R$1.190.000,00, que pretendia doá-la para instalação de "Resort".
 
Os vereadores terão que assimilar algumas das principais ideias da Peixe SP que tem como resultado projetado tornar a região referência nacional no tocante a produção de peixes e pesca esportiva com a criação do Parque do Peixe, onde serão realizadas atividades de fomento, pesquisa para a produção de peixes na região consolidando-a como polo produtor de aquicultura e pesca esportiva com ações de apoio e fomento e local para abrigar a realização da Aquishow Brasil.
 
Os proponentes apontam também em sua proposta que a Aquishow Brasil que, se realizada nas águas às margens do reservatório teria um valor incomensurável agregado ao evento, tendo em vista que seria o único no mundo neste formato.
 
O Parque do Peixe, segundo a Associação promoverá o turismo, sediando eventos voltados para a atividade pesqueira (Aquishow Brasil, Feiras náuticas, Campeonatos de Pesca, congressos empresarias, capacitação de mão de obra, programa de educação ambiental, etc.), além de ações e pesquisas relativas ao repovoamento das espécies nativas por meio de parcerias com instituições associativas da Pesca Esportiva. O local também será sede de cursos de educação ambiental com vistas a preservação e sustentação ambiental e irá preparar o produtor rural e capacitá-lo para a continuidade do manejo e da gestão do seu negócio.
 
As ações e atividades a serem desenvolvidas no Parque do Peixe visam prioritariamente atender produtores do noroeste paulista para produção em tanques rede e proprietários rurais que queiram investir em produção de peixes em viveiros escavados.
 
O Parque do Peixe dará visibilidade nacional e internacional ao município e a administração que se destaca como polo de produção de pescado e certamente alavanca o turismo de conhecimento e negócios, descreve em seus parágrafos os propositores da ideia.
 
Na quarta-feira (21) as 19h30m, a Peixe SP irá realizar uma Audiência Pública no Cinema da cidade e espera participação em massa da sociedade santafessulense para conhecer e tirar dúvidas sobre o Parque do Peixe. A Associação sem fins lucrativos reitera que não se trata de pedido de doação, mas de uma proposta de utilização daquela área que se encontra ocisosa desde sua aquisição.
 
Caso o Prefeito Ademir Maschio resolva fazer a Concessão, esta decisão deverá ser amparada pelo voto dos vereadores. Atualmente o prefeito conta com 7 votos em sua base de governo e dois são oposicionistas.
Saiba mais sobre a área: https://parquedopeixe.com.br/