24/11/2019 07h23 - Atualizado em 24/11/2019 07h23

Santa Fé do Sul / Aula de "empreendedorismo" nas escolas atinge 2,8 mil alunos da Rede Municipal

Feira do Jovens Empreendedores Primeiros Passo de 2019 aconteceu na sexta-feira (21) com alunos do 1º ao 9º ano.
O JEPP é um programa voltado para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), que fomenta o empreendedorismo entre as crianças e os jovens. Ele foi criado para proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo durante os primeiros nove anos da educação básica e é desenvolvido em parceria com o Sebrae.
 
O Secretário Carlos Rogério Garcia, da Educação Municipal de Santa Fé do Sul, explicou como o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é aplicado para os alunos da rede municipal.
 
O secretário informou que a disciplina de empreendedorismo é feito por módulos, e a cada ano é escolhido um tema específico e apresentado durante a Feira do JEPP, vendendo artesanatos sustentáveis como aromatizadores de ambiente, sabão ecológico, bonecas de pano, tapetes de crochê, artesanatos de papel marche, temperos naturais, brinquedos ecológicos, mudas de plantas, entre outros.
 
Ainda segundo o Secretário, o Sebrae oferece apostila e semanalmente os alunos tem na grade curricular uma hora de aula exclusiva de empreendedorismo, aliando-se as demais disciplinas.
 
"Os alunos aprendem todas as fases, como a confecção dos produtos, encontrar os valores dos custos e lucros da produção, aprendem técnicas de marketing e comercialização para por em prática durante a Feira no final do ano", disse Carlos.

O Projeto atingiu em 2019 um total de 2.836 alunos, do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano de oito escolas municipais envolvidas.
 
Quanto ao resultado financeiro, após a Feira, os alunos fazem um balanço com as vendas, elaborando um livro caixa com os lançamentos contábeis e todo o lucro e sua destinação é definido pelos próprios alunos que pode ser dividido entre eles, ou viagem de lazer e até aquisição de equipamentos para a escola que estudam, mas a decisão cabe a ales, explicou o Secretário de Educação.
 
Durante a Feira, o Prefeito Ademir Maschio visitou todas as barracas das escolas participantes e destacou o envolvimento dos alunos, professores, gestores escolares e a participação da família "que tem um papel fundamental no incentivo aos filhos para que eles aprendam empreender desde criança, preparando-as para um futuro promissor", disse o alcaide que se orgulha em poder efetivar este "projeto de governo que já está dando resultados satisfatórios".
 
Neste ano também a Feira, que integra a programação do Sonho de Natal, inovou com a praça de alimentação com venda de pastéis, churros, espetinho, pizza, salgados, crepe, sushis, yakissoba, tapioca, super pancho, sorvete italiano, açaí, pirulito de chocolate, gelinho cremoso e algodão doce, além de refrigerantes e suco natural. Além de espaço com playground.
 
A Realização de todo projeto faz parte do planejamento da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação.